Em 2020, que metodologias de ensino são utilizadas nas escolas de futebol

  • Danilo Cunha Albano Degree in Physical Education of University Center of the Americas (FAM), São Paulo, Brazil.
  • Gustavo Batista de Azevedo Degree in Physical Education of University Center of the Americas (FAM), São Paulo, Brazil.
  • Juliana Rodrigues dos Santos Degree in Physical Education of University Center of the Americas (FAM), São Paulo, Brazil.
  • Jeferson Santana Department of Physical Education of University Center of the Americas (FAM), São Paulo, Brazil.
  • Carlos Eduardo Verardi Sciences College, Department of Physical Education, Paulista State University (UNESP), Baurú, Brazil.
  • Elias de França Human Movement Laboratory, São Judas Tadeu University, São Paulo, Brazil.
  • Erico Chagas Caperuto Human Movement Laboratory, São Judas Tadeu University, São Paulo, Brazil.
  • André Rinaldi Fukushima Research coordinator of Faculty of Health Sciences IGESP, São Paulo, Brazil.
  • Vinicius Barroso Hirota Cheef of Department of Physical Education of University Center of the Americas (FAM); Research Member of Brazilian Paralympic Academy, São Paulo, Brazil.
Palavras-chave: Futebol, Metodologia de ensino, Método global, Método analítico-sintético, Crianças

Resumo

O futebol é um dos desportos mais conhecidos e praticados no mundo, promovendo o envolvimento direto e indireto de todos os envolvidos, de diferentes idades e classes sociais, influenciando todo o meio envolvente e indiretamente tudo o que os rodeia. Neste sentido, o nosso estudo vem fazer uma pesquisa junto de profissionais que trabalham com a modalidade de futebol e poder observar se as metodologias utilizadas evoluíram no contexto prático, e como foi realizada uma pesquisa de campo Qualitativa Descritiva sob a forma de questionário junto de quinze treinadores e professores de ambos os sexos de clubes de futebol. Os resultados mostram que os treinadores têm experiência em diferentes metodologias de ensino do futebol e o método mais utilizado para o ensino do futebol é o Global-funcional, em vez de que o método mais conhecido é o analítico-sintético mostrado pelos resultados dos treinadores, então em 2020 é uma tendência para trabalhar com metodologias que envolvam o grupo de jovens atletas, deixando os mais motivados.

Biografia Autor

Carlos Eduardo Verardi, Sciences College, Department of Physical Education, Paulista State University (UNESP), Baurú, Brazil.

 

Referências

-Aquino, R. L. Q. T.; Marques, R. F. R.; Gonçalves, L. G. C.; Vieira, L. H. P.; Bedo, B. L. S.; Moraes, C.; Menezes, R. P.; Santiago, P. R. P.; Puggina, E. F. Proposta de sistematização de ensino do futebol baseada em jogos: desenvolvimento do conhecimento tático em jogadores com 10 e 11 anos de idade. Motricidade. Vol.11. Num. 2. 2015. p. 115-128.

-Bettega, O. B.; Machado, J. C. B. P.; Scaglia, A. J.; Marques Filho, C. V.; Galatti, L. R. Formar o treinador e o jogador nas categorias de base do futebol: engendrando na interação e/ou na especificidade? Movimento. Vol. 25. 2019.

-Casarin, R. V.; Reverdito, R. S.; Lima Greboggy, D.; Afonso, C. A. Scaglia, A. J. Modelo de jogo e processo de ensino no futebol: princípios globais e específicos. Movimento. Vol.17. Num.3. 2011. p. 133-152.

-Costa, I.; Greco, P.; Garganta, J.; Costa, V.; Mesquita, I. Ensino-aprendizagem e treinamento dos comportamentos tático-técnicos no futebol. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. Vol. 9. Num. 2. 2010. p. 41-61.

-Dietrich, K.; Dürrwächter, G.; Schaller, H. Os grandes jogos: metodologia e prática. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico. 1984.

-Ferreira, T.; Moreira, E. Educação física escolar e futebol: o que pensam os alunos do ensino médio. Motrivivência. Vol. 31. Num. 58. 2019. p.1-17.

-Freire, J. B. Pedagogia do futebol. Autores Associados. 2003.

-Furtado, H. L.; Kraus, D. S.; Jacques, G. Formação de treinadores de futebol no Brasil: desafios para os programas de qualificação profissional do Futebol brasileiro oferecidos pela CBF. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 11. Num. 42. 2019. p.160-169.

-Furtado, H. L.; Goulart, A. W.; Welter, D. Treinadores de futebol no Brasil: indícios preliminares sobre formação e carreira. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 11. Num. 42. 2019. p. 150-159.

-Greco, P. J. Métodos de ensino-aprendizagem-treinamento nos jogos esportivos coletivos. In: Garcia, E. S; Lemos, K. L. M. Temas atuais VI. Educação física e esportes. Belo Horizonte. Health. 2001.

-Greco, P. J. Metodologia do ensino dos esportes coletivos: iniciação esportiva universal, aprendizado incidental-ensino intencional. Revista Mineira de Educação Física. Vol. 20. Num. 2. 2012. p. 151.

-Hirota, V. B.; Bernardino, M. F.; Marco, A.; Verardi, C. E. L. A iniciação da aprendizagem motora de crianças de escola de esportes da cidade de São Paulo Brasil. Revista Mineira de Educação Física. Vol. 7. Num. 1. 2012. p.307-315.

-Hirota, V. B.; Lima de Andreson, D.; Verardi, C. E. L. Leadership dimensions preferred amongst Brazilian soccer coaches. Journal of Physical Education & Health-Social Perspective. Vol. 4. Num. 6. 2015. p.31-36.

-Junior, H. S. D.; Zoboli, F.; Mezzaroba, C.; Silva, R. I. Cinema e formação de Professores de Educação Física: relatos de experiência com seminários de cinema na Universidade Federal de Sergipe. Revista Cocar. Vol. 5. 2019. p.123-145.

-Marconi, M. A.; Lakatos, E. M. Técnicas de pesquisa. São Paulo. Atlas. 2002.

-Matos, R.; Moreira, C.; Forte, P. Conhecimento tático declarativo em Futebol, nos escalões de formação. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 11. Num. 44. 2019. p. 414-420. Disponível em: http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/816

-Pinto, F. S.; Santana, W. D. Iniciação ao Futsal: as crianças jogam para aprender ou aprendem para jogar. Lecturas: Educación física y deportes. Vol. 12. Num. 85. 2005.

-Reis, H. H. B. O ensino dos jogos esportivizados na escola. Dissertação de Mestrado em Educação Física. UFSM. Santa Maria. 1994.

-Rocha, A. O.; Hirota, V. B.; Marco, A. Estudo Comparativo das Diferentes Metodologias de Ensino do Futebol. Revista Electrónica de Desporto e Actividade Física. Vol. 4. Num. 2. 2011. p.23.

-Rochefort, R. S. Voleibol: Das questões pedagógicas... a técnica e tática do jogo. Pelotas. Universitária. 1998.

-Silva, S. C. Investigação no uso do método analítico e global e sua contribuição para o ensino-aprendizagem do Futebol e Futsal. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 10. Num. 39. 2018. p.399-410.

-Scaglia, A. J. Escolinha de futebol: uma questão pedagógica. Motriz. Journal of Physical Education. Vol. 2. Num. 1. 1996. p. 36-42.

Publicado
2021-11-07
Como Citar
Albano, D. C., Azevedo, G. B. de, Santos, J. R. dos, Santana, J., Verardi, C. E., França, E. de, Caperuto, E. C., Fukushima, A. R., & Hirota, V. B. (2021). Em 2020, que metodologias de ensino são utilizadas nas escolas de futebol. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 13(53), 211-216. Obtido de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/991
Secção
Artigos Cientí­ficos - Original