Análise da incidência de golos durante a competição em São Luís-MA categoria adulto feminino
Resumo
O objetivo do presente estudo foi quantificar e analisar as incidências de remates convertidos (golos) quanto à distância e o setor de efetivação durante um campeonato local de futsal feminino adulto. A amostra foi constituída por análise de 31 jogos da Taça Aberta de Futsal Feminino adulto 2017. A recolha dos dados foi realizada em tempo real, através do preenchimento in loco de um scout que reproduz as dimensões de um campo de futsal oficial. A análise da distância das ações de jogo ocorreu com demarcação de quatro linhas: LINHA1 ou perto, LINHA2 ou média, LINHA3 ou longe e LINHA4 ou distante. A análise do setor das ações de jogo ocorreu com a demarcação de três linhas, de acordo com as regiões do campo: ala direita, setor central e ala esquerda. Em trinta e um jogos ocorreram 167 golos, portanto 19,03% de eficácia de remates. O setor central apresentou um maior número de golos (72%). A análise da distância das finalizações convertidas (golos) mostrou uma superioridade da LINHA1 ou curta com 82%. Assim sendo, de acordo com os achados, a elaboração de estratégias defensivas eficazes nestes locais é necessária, com o intuito de impedir ações de jogo ofensivas dos adversários e consequentemente resultados negativos.
Referências
-Araújo, A. L. S.; Moreira, N. L.; Moura, H. B.; Damasceno, V. O. Análise dos gols de equipes da categoria sub-15 em partidas de um torneio regional de futsal. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 7. Num. 23. p.42-46. 2015.
-Bezerra, R. B.; Navarro, A. C. Análise dos gols da VI Taça Brasil de Clubes 2010 na categoria sub-20 feminino. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 4. Núm. 11. 2012. p.47-54.
-Cunha, S. A.; Binotto, M. R.; Barros, R. M. L. Análise da variabilidade na medição de posicionamento tático no futebol. Revista Paulista de Educação Física. Vol. 15. Num. 2. p. 111-116. 2001.
-Fukuda, J. P. S.; Santana, W. C. Análises dos gols em jogos da Liga de Futsal 2011. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 4. Num. 11. 2012. p.62-66.
-Irokawa, G. N. F. Caracterização das finalizações do jogo de Futsal: um estudo sobre a Copa do Mundo de Futsal FIFA 2008. Monografia. Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Educação Física. 2009.
-Kunze, A.; Schlosser, M. W.; Brancher, E. A. relação entre o setor da quadra e a incidência de finalizações no futsal masculino adulto. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 8. Núm. 30. p.235-241. 2016.
-Pestana, E. R.; Navarro; A. C.; Santos, Í. J. L. M.; Cunha, M. L. A.; Araújo, M. L.; Carvalho, W. R. G. Análise dos gols e tendência com a equipe campeã em um campeonato de Futsal regional do Brasil. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 9. Núm. 34. p. 327-332. 2017.
-Miranda, B. L. G.; Silva, D. M. B.; Caldas, E. S.; Pestana, E. R.; Araújo-Lemos, M. Incidência local de finalizações e gols efetivados em um campeonato de futsal feminino. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 11. Núm. 42. p.77-81. 2019.
-Neto, C. P. F. Análise do scout em partidas de futebol: fundamentos técnicos individuais da equipe profissional de futebol do Cruzeiro esporte clube no primeiro turno do campeonato brasileiro de 2010. Monografia de graduação. Escola de Educação Física. Belo Horizonte-MG. Universidade Federal de Minas Gerais. 2010.
-Santana, W. C.; Laudari, B. A.; Istchuk, L. L.; Arruda, F. M. Análise dos gols em jogos de futsal feminino de alto rendimento. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Vol. 21. Núm. 4. p.157-165. 2013.
-Santos, M. A. B.; Navarro, A. C. Análise dos gols da copa do mundo de futsal FIFA 2008. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 2. Num.4. 2010. p. 33-37.
Direitos de Autor (c) 2021 Diogo Matheus Barros da Silva, Antonio Coppi Navarro, Bruno Luiz Galvão de Miranda, Ester da Silva Caldas Caldas, Raphael Furtado Marques, Francisco Navarro, Marlon Lemos de Araújo
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).