Preferência em ser avançado: as influências nos jovens atletas que escolhem esta posição
Resumo
Objectivo: este trabalho tem como objectivo identificar as possíveis influências nos jovens atletas relativamente à escolha da sua posição de jogo. Materiais e métodos: pesquisa de campo: foram entrevistados 53 alunos da escola de futebol “Chute Inicial São Miguel”, localizada no bairro de São Miguel Paulista, São Paulo, SP. Os alunos tinham idades compreendidas entre os 7 e os 11 anos, todos do sexo masculino. A entrevista foi realizada individualmente com cada aluno e era composta por 8 questões com 5 respostas diferentes, podendo assim, escolher apenas uma delas. Resultados e Discussão: que o aluno procura no futebol tudo o que de melhor pode oferecer, só que mais do que tudo, ser reconhecido pelo seu talento e o caminho mais fácil para chegar ao seu objetivo é escolhendo uma posição mais favorecida onde os seus maiores ídolos actuam e que os media os consagram porque actuam sempre próximo do momentomáximo do futebol que é o golo, desde a construção da jogada até à sua conclusão. Conclusão: Os jovens atletas procuram jogar em posições onde se sintam protagonistas da ação de marcar um golo (o momento máximo), ocupando um lugar importante na equipa, querendoser reconhecidos, fazendo o que gostam e procurando o sucesso. Sugere-se mais investigação a cada geração de jogadores com várias culturas futebolísticas de forma a comparar as mudanças no tipo de influência sobre os jovens atletas.
Referências
-Betti, M. A janela de vidro: esporte, televisão e educação física. Campinas. Papirus.1998.
-Daólio, J. Cultura: educação física e futebol. 2ª edição. Campinas. Editora da UniCamp.2003.
-Murad, M. O lugar teórico da sociologia do futebol, Pesquisa de campo. Revista do núcleo de sociologia do futebol/UERJ. Núm. 2. p.101-115.1995.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).