O feedback extrínseco e a sua expressão no futebol de formação

  • Rodrigo Carlet Escola de Educação Física, Fisioterapia, Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.
  • Marcos Xavier de Andrade Escola de Educação Física, Fisioterapia, Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.
  • Manoel Eduardo do Prado Shamah Escola de Educação Física, Fisioterapia, Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.
  • José Cícero Moraes Escola de Educação Física, Fisioterapia, Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.
  • Rogério da Cunha Voser Escola de Educação Física, Fisioterapia, Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.
Palavras-chave: Futebol, Feedback, Treinador, Pedagogia do desporto

Resumo

Introdução e Objetivos: O feedback é considerado uma das mais importantes ferramentas no processo de gestão de ensino de técnica e de tática na área dos desportos coletivos. Apresenta-se como objetivo geral deste trabalho, analisar as formas de expressão do feedback extrínseco entre treinadores que trabalham no futebol de formação. Materiais e Métodos: O estudo realizado é do tipo qualitativo, de corte transversal e caracteriza-se por uma pesquisa descritiva exploratória, sendo a investigação realizada junto de seis treinadores, que atuam nas camadas jovens de dois grandes clubes federados da cidade de Porto Alegre-Rio Grande do Sul. através de uma entrevista semiestruturada, abordando cinco questões abertas. Discussão: Após análise das entrevistas, verificou-se que os treinadores valorizam o feedback extrínseco no processo de ensino-aprendizagem-treino. Sendo que os profissionais entrevistados, a utilização desta ferramenta deve ocorrer com uma dosagem correta, de forma clara e adequada à faixa etária. Na quase totalidade, os entrevistados afirmam que a transmissão de informação assume maior importância em categorias mais jovens e/ou em fases iniciais de formação. Analisando a diferença de aplicação, tendo em conta as qualidades técnicas e táticas, encontramos divergências de conceções, pois alguns treinadores afirmam utilizar o feedback para todo o grupo de atletas, no entanto outros admitem fazer a utilização em maior escala aos atletas titulares. Resultados e Conclusão: O estudo parece revelar que cada treinador tem a sua linha de trabalho, não seguindo necessariamente uma proposta de instrução, relativamente ao feedback extrínseco, proveniente do clube em que trabalham profissionalmente.

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Publicado
2022-03-24
Como Citar
Carlet, R., Andrade, M. X. de, Shamah, M. E. do P., Moraes, J. C., & Voser, R. da C. (2022). O feedback extrínseco e a sua expressão no futebol de formação. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 13(55), 565-570. Obtido de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/961
Secção
Artigos Cientí­ficos - Original