Análise da vantagem de jogar em casa em diferentes ligas do futebol mundial
Resumo
O objetivo deste estudo foi comparar a vantagem de jogar em casa entre o Campeonato Brasileiro, a Premier League e a Superliga chinesa. A amostra foi constituída por 6.000 jogos, 2.280 do Campeonato Brasileiro, 2.280 da Premier League e 1.440 da Superliga Chinesa. Foram analisadas as condições de vitórias, derrotas e empates dos campeonatos nos anos de 2012 a 2016. Todos os jogos adotaram critérios de três pontos por vitórias, um por empate e zero por derrota. Os quadros dos jogos foram consultados nos sites www.resultados.com, www.cbf.com.br e www.premierleague.com. Considera-se que há vantagem em casa quando o aproveitamento da equipa é superior a 50%. Na análise estatística, empregou-se o teste de Anova One Way com aplicação post-hoc de Tukey. Considerou-se o valor de p<0,05 para o nível de significância. Os procedimentos estatísticos foram realizados com o software SPSS, versão 20.0. Os resultados apontaram que no Campeonato brasileiro e na Premier League os clubes apresentaram mais vantagem em jogar em casa em relação à Superliga chinesa (p<0,001). Portanto, notou-se que a análise acerca do Campeonato brasileiro mostrou que as equipas que jogam em casa na série A tem uma vantagem significativa no quantitativo de pontos conquistados, assim como na Premier League os números mostram que esta vantagem também, na Superliga chinesa também houve uma diferença significativa na vantagem em casa entre as equipas visitadas, no entanto, houve um fator que foi tido em conta, o número de jogos da Superliga Chinesa foi menor em relação às restantes ligas do estudo. Para estudos futuros, poderia ser investigada a relação do quantitativo de adeptos das equipas mandantes e o resultado final da partida.
Referências
-Clarke, S.; Norman, J.M. Home ground advantage of individual clubs in English soccer. The Statistician. London. Vol. 44. Num. 4. 1995. p. 509-21.
-Nevill, A. M.; Holder R. L. Home advantage in sport: an overview of studies on the advantage of playing at home. Sports Med. Vol. 28. Num. 4. 1999. p. 395-407.
-Nevill, A.M.; Newell, S.M.; Gale, S. Factors associated with home advantage in English and Scottish soccer matches. Journal of Sports Sciences. London. Vol. 14. Num. 2. 1996. p. 181-6.
-Oliveira, P. V. S. R.; Silva, O. W.; Assis, J. V.; Lavorato, V. N.; Mota-Júnior, R. J.; Silva, D. C. Vantagem de jogar em casa na série ‘A’ do Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São
Paulo. Vol. 12. Num. 48. 2020. p. 180-186.
-Pollard, R. Home advantage in soccer: a retrospective analysis. Journal of Sports Science. Vol. 4. Num. 3. 1986. p. 237-248.
-Pollard, R. Worldwide regional variations in home advantage in association football. Journal of Sports Sciences. London. Vol. 24. Num. 3. 2006. p. 231-40.
-Pollard, R.; Pollard, G. Home advantage in soccer: a review of its existence and causes. International Journal of Soccer Science. Vol. 3. Num. 1. 2005. p. 28-38.
-Pollard, R.; Pollard, G. Long-term trends in home advantage in professional team sports in North America and England (1876-2003).
Journal of Sports Sciences. Vol. 23. Num. 4. 2005. p. 337-350.
-Silva, C.D.; Moreira, D.G. A vantagem em casa no futebol: comparação entre o Campeonato Brasileiro e as principais ligas nacionais do mundo. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano.
Vol. 10. Num. 2. 2008. p. 184-8.
-Teoldo, I.; Guilherme, J.; Garganta, J. Para um futebol jogado com ideias: Concepção, treinamento e avaliação do desempenho tático de jogadores e equipes. Curitiba. Appris. 2015.
Direitos de Autor (c) 2021 Márlon Lopes Salomão, Davi Correia da Silva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).