A penalização máxima do futebol: Uma análise de desempenho das cobranças ocorridas entre as edições de 2010 a 2018 do campeonato brasileiro de futebol
Resumo
A grande penalidade no futebol é um momento importante do jogo, e torna-se frequentemente alvo de controvérsias no contexto desportivo. Por outro lado, a crescente tecnológica e as análises de desempenho têm favorecido a tomada de decisão por parte da equipa técnica e dos atletas. Desta forma, o objetivo desta investigação foi analisar o desempenho dos jogadores nas grandes penalidades ocorridas ao longo das últimas nove edições do campeonato brasileiro de futebol. No total foram analisados 3.420 jogos, com 875 cobranças de grandes penalidades. Na análise descritiva os dados foram resumidos em frequências relativas e absolutas, sendo que para o comportamento das variáveis foi utilizado o coeficiente de correlação de Pearson. Todas as análises foram realizadas no programa Graph Pad Prism. Os resultados mostram um maior volume de cobranças para as equipas da casa, sendo que em seis épocas os visitantes converteram mais as oportunidades em golos. Ao longo das edições analisadas houve pouca variação nas cobranças convertidas, defendidas e desperdiçadas, com uma redução moderada (r=-0,59) nas grandes penalidades desperdiçadas pelas equipas da casa.Referências
-Abreu, D. G.; Silva, J. S. Análise estatística através do scout da equipe Aperibeense Futebol Clube e seus adversários na Copa Rio de Profissionais de 2008. Revista Brasileira de Ciências da Saúde. Num. 19. 2009. p. 9-14.
-Aroni, A.L. Seguindo o Modelo Transacional Cognitivo, Motivacional e Relacional de Lazarus: uma análise exploratória de golfistas analisados pelo radar trackman. Tese de Doutorado. Universidade Estadual Paulista.
Rio Claro. 2016.
-Baquete, B. A análise de desempenho no Brasil, formação do profissional e a academia. Universidade do Futebol. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ylY4Q9A6hds>. Acesso em: 29/01/2020.
-Brandão, M. R. F. O lado mental do futebol. In: Barros, T. L.; Guerra, I. Ciência do futebol. Manole. 2004.
-Cunha, S. A.; Binotto, M. R.; Barros, R. M. L. Análise da variabilidade na medição de posicionamento tático no futebol. Revista Paulista de Educação Física. Vol. 15. Num. 2. 2001. p. 111-116.
-Freire, J. B. Pedagogia do Futebol. 2ª edição. Campinas. Autores Associados. 2003.
-Freire, J. B. O jogo: entre o riso e o choro. 2ª edição Campinas. Autores Associados. 2005.
-Frisseli, A.; Mantovani, M. Futebol: teoria e prática. Phorte. 1999.
-Garganta, J. A análise da performance nos jogos desportivos. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto. Porto. Vol. 1. Num. 1. 2001. p. 57-64.
-Gil, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª edição. São Paulo. Atlas. 2007.
-Junior, C. O pênalti perfeito. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. Vol. 7. Num. 26. 2016. p. 349-364.
-Lefèvre, F.; Lefèvre, A. M. C. Depoimentos e discursos: uma nova proposta de análise em pesquisa social. Brasília. Liberlivro. 2005.
-Leitão, R.A. O jogo de Futebol: investigação de sua estrutura, de seus modelos e da inteligência de jogo, do ponto de vista da complexidade. Tese de Doutorado. Universidade Estadual de Campinas. Campinas. 2009.
-Martin, G. Consultoria em psicologia do esporte: orientações práticas em análise do comportamento. Campinas. Instituto de Análise de Comportamento. 2001.
-Montano, A.S.G. Análise de desempenho no futebol. 2014. Universidade do Futebol. Disponível em:
<https://universidadedofutebol.com.br/analisede-desempenho-no-futebol/>. Acesso em: 20/01/2020.
-Nucci, T.; Morão, K.G.; Aroni, A.L. Nossos atletas “amarelam” em jogos olímpicos?! In Aroni, A.L.; Morão, K.G.; Bagni, G.; Machado, A.A. Os esportes e as novas tecnologias. São Paulo. Hipóteses. 2018.
-Rocha, R.A. RBV e futebol dão samba? Análise multivariada de dados aplicada na identificação dos fatores que influenciam o desempenho dos times na primeira divisão do campeonato brasileiro de futebol. Trabalho de
conclusão de curso de especialização. Fundação Getúlio Vargas. São Paulo. 2009.
-Saes, L. R.; Jesus, E. C.; Souza, F. B. Análise quantitativa e qualitativa dos gols da Seleção Brasileira de Futebol na Copa de Mundo de 2002. Universidade do Vale do Paraíba. 2007. p. 1290.
-Santos, M. S.; Mezêncio, B.; Claudino, J. G. O.; Soncin, R. Modelos de análise do scout para o futebol baseado na copa das confederações de 2013. Revista Brasileira de Futebol. 2014. p.42-58.
-Vendite, C. C.; Vendite, L. L.; Moraes, A. C. Scout no futebol: Uma ferramenta para a imprensa esportiva. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 28, 2005. Rio de Janeiro. Anais do XXVIII Congresso Brasileiro
de Ciências da Comunicação. Set 05-09. Rio de Janeiro. 2005.
Direitos de Autor (c) 2021 VinÃcius Albanez Ricci, Gustavo Paganotti Lessi, André Luis Aroni
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).