Passes errados no jogo/treino e partida oficial
Resumo
Objetivo: Fazer um comparativo em duas situações: passes errados no Jogo/Treino e Partida Oficial, buscando observar se a Partida Oficial influencia o desempenho da equipe Sub 12 de Mairiporã. Materiais e métodos: Foram utilizadas as estáticas coletados manualmente dos quatro jogos observados sendo, dois Jogos/Treinos e duas Partidas Oficiais. As estatísticas foram armazenadas em planilhas de controle de scout desenvolvidas no Software Microsoft Office Excel 2010, para o registro do trabalho desenvolvido fez uso da câmera filmadora Handycam Digital Sony DCR-SR42. Resultados: Após as observações conclui que houve 61 passes errados no Jogo/Treinoe 94 passes errados na Partida Oficial. Mostrando que a Partida Oficial influencia no desempenho da equipe Sub 12. Discussão: Os atletas da equipe de Mairiporã Sub 12 não realizaram o passe corretamente e segundo Asin (1969),não se trata de lançar a bolaa maior distancia possível, é necessário e primordial no futebol moderno colocar a bola com precisão. Umas das características do futebol é o toque de bola com o pé, aplicar o chute no lugar certo da bola e com a parte certa do pé e dar a maior velocidadee precisão ao lance, Borsari (1989). Conclusão: Na partida oficial, os números de passes errados foram maiores, visto que possíveis fatores como o local da partida, a organização estrutural do time, a arbitragem, a torcida, a cobrança de resultados positivos, a busca pela vitória e a pressão psicológica, influenciam na desenvoltura das ações, que consequentemente reflete no desenvolvimento dos passes, tornando os passes incorretos.
Referências
-Asin, G. Futbol Infantil. Barcelona. Editorial Sintes. 1969.
-Borsari, J.R. Futebol de Campo. São Paulo. EPU. 1989.
-Bush, W. Futebol Escolar y Juvenil. Tradução Mercedes de Monteys Kaupp. 1971.
-Ferreira, RL. Futsal e a iniciação. 2ª edição. Rio de Janeiro. Sprint. 1994.
-Gomes, A.C.; Souza, J. Futebol: Treinamento Desportivo de Alto Rendimento. Porto Alegre. Artmed. 2008.
-Leães, C. Futebol: Treinamento em Espaço Reduzido. Porto Alegre. Movimento. 2003.
-Hargreaves, A. Skills and Strategies for Coaching Soccer. Champaign. Leisure Press.1990.
-Nascimento, V.B.; Padilha, J.L.; Santos. B.V. Análise estatística do scout. Uma análise dos jogos da Itália na Copa do Mundo de 2006.Revista Digital. Buenos Aires. Ano 15. Núm. 145. 2006.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).