Impacto dos jogos motores no lançamento da bola como processo de orientação focado no papel do guarda-redes em crianças da escola de iniciação e treino desportivo do desporto de Futsal (AMF) Golpy no concelho de Pasto
Resumo
Trata-se de uma pesquisa descritiva de desenho quase experimental tipo pré-teste/pós-teste com a finalidade de estabelecer o impacto dos jogos motores no lançamento da bola como processo de orientação focalizado segundo o guarda-redes em crianças da Escola de Formação de Iniciação e Desporto de Futsal (AMF) Golpy Sport do concelho de Pasto. Para além do exposto, pretendeu-se também diversificar e fortalecer a aprendizagem, bem como possibilitar múltiplas experiências com a mesma, de forma a enriquecer as dimensões cognitivas e socioafetivas e forjar alternativas de expressão motora sob as diretrizes pedagógicas. O carácter lúdico desta pesquisa foi representado pela articulação da tarefa docente em torno do jogo, pois por se tratar de uma atividade espontânea e prazerosa para as crianças, contribuiu para uma atitude favorável à aprendizagem específica do lançamento da bola como educação integral. , treinador e desenvolvedor no processo desportivo infantil. Participaram no estudo dezoito (18) crianças, com uma faixa etária biológica entre os 10 e os 12 anos. Foi implementado um plano de atividades de jogos motores selecionados e validados por especialistas, cuja estrutura se baseou numa orientação metodológica determinada por categorias e subcategorias com reciprocidade didática ordenada e sequencial compreensível, o que facilitou às crianças participantes a organização taxonómica específica do jogo. padrão motor A bateria de perfil psicomotor permitiu avaliar o padrão funcional do lançamento da bola a partir de sete (7) subcategorias: comportamentos perceptivo-motores (1. Lateralidade, 2. Equilíbrio, 3. Percepção espaço-temporal), coordenação dinâmica específica ( 4. coordenação visual, 5. Manipulação dos elementos, 6. Receções e passes) e a tarefa motora específica do movimento (7. Lançamento). As diferenças significativas entre os escores médios de cada subcategoria resultantes da avaliação pré-teste e pós-teste após a intervenção dos jogos motores, foram estabelecidas através do teste não paramétrico de postos de Wilcoxon para amostras relacionadas, onde se verificou que os p- valores (Sig. assíntota. (biateral)) entre pares: Par 1. Lateralidade (. 001), Par 2. Equilíbrio (. 004), Par 3. Estruturação (. 008), Par 5. Manipulação de elementos (. 028), Par 6. Passes e recepções (. 000) e Par 7. Lançamento (. 000), são inferiores ao valor de significância alfa (<0. 05); valores estatísticos que permitiram aceitar a hipótese alternativa (H1) e rejeitar a hipótese nula (Ho), concluindo uma diferença estatisticamente significativa entre pares ao nível de 5%.
Referências
-Asociación Mundial de Futsal (AMF, 2019). Disponible en: https://www.amfutsal.com.py/p/historia
-Campo, G. E. El juego en la educación física. Armenia: Editorial. Kinesis. 2000.
-Decroly, O.; Monchamp, E. El juego educativo: Iniciación a la actividad intelectual y motriz. España. Editorial. Morata, S.L. 2002.
-Díaz, J. T. C. Fundamentos tácticos-estratégicos del Fútbol de Salón. VIREF Revista de Educación Física. Vol. 3. Núm. 1 Supl. 1-77. 2014.
-Frosting, M. Educación del movimiento. Buenos Aires. Editorial. Panamericana. 2009.
-Godall, T.; Hospital, A. Colecciones pedagógicas corporales. Barcelona: Paidotribo. 2002.
-Hernández, J. La iniciación a los deportes desde su estructura y dinámica. España: Editorial, INDE. 2000.
-Kanap, B. Las tareas motrices y la percepción. Lodón: Editorial, Mackay. 2010.
-Loscher, A. Juegos predeportivos en grupo: Pedagogías corporales. España: Editorial, Paidotribo. 2001.
-Masuet, X. F. Juegos de iniciación a los deportes colectivos. España: Editorial, Paidotribo. 2004.
-Machado, C. A. Juegos de iniciación y formación deportiva. España: Editorial, Paidotribo. 2017.
-Sánchez, F. Estudio experimental sobre la diferencia lateral de ejecución en ejercicios sencillos de puntería. Madrid. Editorial. INEF. 1973.
-Torber, K. Educación para el desarrollo motor. México: Editorial. Pax-México. 2001.
-Weineck, J. Entrenamiento Total. España. Editorial. Paidotribo. 2005.
Direitos de Autor (c) 2020 Huver Yovanny Cuaspa Burgos

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).