Avaliação da aptidão física a partir do controlo fisiológico nominal Teórico: frequência cardíaca máxima estimada (FCRE) e consumo máximo de oxigénio (vo2max) em jogadores da equipa de desportos de relva da categoria sub-20 no período competitivo
Resumo
A investigação surge da necessidade de analisar a resistência aeróbia no período competitivo nos jogadores da equipa desportiva Pasto categoria sub 20, pois atualmente os treinadores e preparadores físicos das equipas dão mais importância à resistência anaeróbia do que à aeróbia. Tendo em conta o exposto, o estudo foi orientado sob as diretrizes epistemológicas e metodológicas da escola de pensamento positivista, a partir de um desenho não experimental, e as técnicas de recolha de informação aplicadas foram os testes morfofuncionais (avaliação pré-ativa, teste de 12 minutos ou Cooper). O estudo em questão, permite apresentar a análise do controlo fisiológico das variáveis Frequência Cardíaca Máxima Estimada (FCME) e consumo máximo (VO2 Max), cujos resultados foram para o (FCME) de 177,9 batimentos por minuto e o resultado obtido no processo investigativo tem uma média aritmética de grupo representada em 184 ppm com um desvio padrão de ± 6,73 ppm; Determinam uma diferença muito significativa, pois estão dentro dos intervalos alcançados no estudo. E quanto ao consumo máximo de oxigénio de 49,9 ml/kg/min no seu VO2 Max, pode interpretar-se que prevalece uma diferença entre jogadores de diferentes níveis competitivos para os resultados alcançados. Como os valores de VO2 Max para estes jogadores estão de acordo com o que é reportado pela literatura entre valores médios de 58 e 70 ml/kg/min. No entanto, os valores obtidos nesta investigação encontram-se num limite inferior do intervalo estabelecido pela variável, ± 8,1 e ± 20 ml/kg/min de consumo de oxigénio.
Referências
-Arjol Serrano, J. L. La planificación actual del entrenamiento en fútbol. Revista científica digital. Las Palmas de Gran Canaria. Núm. 8. 2012.
-Bangsbo, J. El entrenamiento de la condición física en el fútbol. Buenos Aires. médica panamericana. 1994.
-Benítez Franco, C. Evaluaciones antropométricas y funcionales aplicadas al campo de la salud y el rendimiento deportivo. España. Inde. 2000.
-Gerostiaga Ayestarán, E. Bases científicas del fútbol: Aplicación al entrenamiento. Paris. Incep. 2011.
-Lago Castell, W. La preparación física en el fútbol. Madrid. Biblioteca nueva. 2002.
-Lanza Bravo, A. Valoración mediante pulsometría directa de la dinámica de la frecuencia cardiaca en el juego en jóvenes futbolistas. Revista Acción ISCF Habana. Vol. 8. p. 3- 47. 2001.
-Montes Gracia, R. Factores de rendimiento en el fútbol. Revista Digital. Buenos Aires. Ano 13. Núm. 120. 2010.
-Narváez, G. Técnicas de evaluación y entrenamiento de la Aptitud Física. España. Agrovet. 2000.
-Sampieri, R. Metodología de la investigación. México. McGraw-Hill. 2006.
Direitos de Autor (c) 2020 Huber Yovanny Cuaspa Burgos, José Eduardo López Revelo
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).