Reclusão desportiva e novas tecnologias: pendor dos treinadores de formação

  • Renato Henrique Verzani Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia do Esporte (LEPESPE ), Departamento de Educação Fí­sica, Instituto de Biociências, Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Rio Claro-SP, Brasil.
  • Kauan Galvão Morão Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia do Esporte (LEPESPE ), Departamento de Educação Fí­sica, Instituto de Biociências, Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Rio Claro-SP, Brasil.
  • Guilherme Bagni Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia do Esporte (LEPESPE ), Departamento de Educação Fí­sica, Instituto de Biociências, Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Rio Claro-SP, Brasil.
  • Afonso Antonio Machado Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia do Esporte (LEPESPE ), Departamento de Educação Fí­sica, Instituto de Biociências, Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Rio Claro-SP, Brasil.
  • Adriane Beatriz de Souza Serapião Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Rio Claro-SP, Brasil.
Palavras-chave: Psicologia do desporto, Futebol, Desenvolvimento tecnológico

Resumo

O ambiente de formação no futebol é bastante complexo, necessitando de reflexões constantes e acompanhando novas realidades que surgem, como a imersão no ambiente das redes sociais virtuais e a utilização de tecnologias, que acrescentam novas perspetivas para debates, como quanto à importância da reclusão desportiva , por exemplo. Este tipo de estratégia é muitas vezes adotado em momentos competitivos, visando principalmente o aumento da concentração. Assim, o objetivo foi compreender a visão dos treinadores sobre a importância do contexto de reclusão e as possíveis alterações que as novas tecnologias proporcionaram a esta realidade. Foram entrevistados 10 treinadores de formação, com uma média de idades de 47 anos (±11,5). Como resultados, a maioria dos treinadores considera bom e importante este ambiente de reclusão. Também é possível perceber que há um impacto das tecnologias neste contexto, sendo que apesar de considerarem aspetos positivos quanto as redes sociais, a maioria acha que o uso de telemóvel pode comprometer a atenção em momentos importantes. Contudo, grande parte não considera correto retirá-los dos jovens. Assim sendo, foi possível constatar que existe ainda uma valorização do ambiente de reclusão por parte dos treinadores, bem como que existe um impacto das novas exigências tecnológicas neste, podendo ser então uma oportunidade educativa e de sensibilização dos jovens para os riscos e desvantagens relacionados. As reflexões dos profissionais sobre as novas exigências são fundamentais, planeando atitudes eficazes e evitando provocar situações negativas que possam piorar a situação e gerar mais stress.

Biografias Autor

Renato Henrique Verzani, Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia do Esporte (LEPESPE ), Departamento de Educação Fí­sica, Instituto de Biociências, Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Rio Claro-SP, Brasil.

Especialista em Treinamento Desportivo (ESTÁCIO); Mestre e Doutorando em Desenvolvimento Humano e Tecnologias, pela UNESP - Rio Claro, Brasil.

Kauan Galvão Morão, Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia do Esporte (LEPESPE ), Departamento de Educação Fí­sica, Instituto de Biociências, Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Rio Claro-SP, Brasil.

Mestre e Doutorando em Desenvolvimento Humano e Tecnologias, pela UNESP - Rio Claro, Brasil.

Guilherme Bagni, Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia do Esporte (LEPESPE ), Departamento de Educação Fí­sica, Instituto de Biociências, Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Rio Claro-SP, Brasil.

Mestre e Doutorando em Desenvolvimento Humano e Tecnologias, pela UNESP - Rio Claro, Brasil.

Afonso Antonio Machado, Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia do Esporte (LEPESPE ), Departamento de Educação Fí­sica, Instituto de Biociências, Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Rio Claro-SP, Brasil.

Livre-docente pelo Instituto de Biociências - UNESP Rio Claro; Coordenador do LEPESPE (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia do Esporte); Vice-presidente da ABEPEEX; Coordenador do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (DEHUTE)(2011-17).

Adriane Beatriz de Souza Serapião, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Rio Claro-SP, Brasil.

Mestrado em Engenharia Elétrica (1996) e doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia) (2001) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Docente na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), em Rio Claro-SP, no Departamento de Estatí­stica, Matemática Aplicada e Computação (DEMAC) do Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), e docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (PPG-DEHUTE), do Instituto de Biociências (IB).

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Publicado
2020-08-26
Como Citar
Verzani, R. H., Morão, K. G., Bagni, G., Machado, A. A., & Serapião, A. B. de S. (2020). Reclusão desportiva e novas tecnologias: pendor dos treinadores de formação. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 12(47), 130-136. Obtido de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/906
Secção
Artigos Cientí­ficos - Original

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