A posse de bola como factor determinante para a vitória no Mundial de 2010 na África do Sul
Resumo
O objetivo deste presente estudo foi analisar os 64 jogos do Campeonato do Mundo de 2010 na África do Sul e verificar a relação entre a posse de bola e a vitória nesses jogos. E concluiu-se que a posse de bola foi um fator determinante para a vitória na Taça
Referências
-Drubscky, R. O universo tático do futebol. Belo Horizonte: Health, 2003.
-Fédération Internationale de Football Association. . 2010. Disponível em: <http://pt.fifa.com/worldcup/matches/index.html>. Acessado em 12 /06/2010.
-Ferandes, J.L. Futebol: ciência, arte ou... sorte! Treinamento para profissionais -alto rendimento: preparação física, técnica, tática e avaliação. São Paulo. EPU. 1994.
-Frisselli, A.; Mantovani, M. Futebol. teoria e prática. São Paulo. Phorte. 1999.
-Leal, J.C. Futebol: arte e ofício. Rio de Janeiro. Sprint. 2001.
-Melo, R.S. Jogos recreativos para futebol. Rio de Janeiro. Sprint. 1999.
-Parreira, C.A. Evolução tática e estratégia de jogo. Rio de Janeiro: Escola Brasileira de Futebol.2005.
-Santos, E. Caderno técnico: didática do futebol. Secretaria de Educação Física e Desportos. Brasília: Alvorada, 1979.
-Santos Filho, J.L.A. Manual de futebol. São Paulo. Phorte. 2002.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).