As formas de relacionamento e comunicação entre os clubes de Futebol e os seus adeptos: dos meios de comunicação impressos massificados aos meios eletrónicos e as redes sociais clubísticas

  • Ancilla Dall'Onder Zat Faculdade da Serra Gaúcha (FSG), Bento Gonçalves-RS, Brasil.
  • Viní­cius Triches Universidad Argentina John F. Kennedy (UK), Buenos Aires, Argentina.
Palavras-chave: Comunicação, Clube, Futebol, Facebook, Relacionamento

Resumo

A comunicação permanente, baseada em contribuir para a relação entre o clube e os seus adeptos, é um elemento importante para o universo do futebol. Com base na evolução da tradicional mídia impressa massificada em direção as mídias eletrónicas e as redes sociais, o objetivo do presente artigo foi apresentar as formas que se dão a expressão social de Grêmio e Internacional através das redes sociais, usando como base a apresentação e análise do perfil dos clubes no Facebook, procurando, na sequência, traçar uma relação entre as formas que ambos utilizam a ferramenta eletrónica. As fontes secundárias de dados foram procuradas através de pesquisa bibliográfica, sendo estas caracterizadas por media, de acordo com pesquisa realizada ao longo do mês de junho de 2016. Notou-se que existem semelhanças nas formas de relacionamento entre os clubes e as suas claques na referida rede social, ao mesmo tempo que também se puderam notar diferenças.

Referências

-Damo, A. S. Do dom à profissão: uma etnografia do futebol de espetáculo a partir da formação de jogadores no Brasil e na França. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Tese de Doutorado em Antropologia. Porto Alegre. 2005.

-Damo, A. S. Futebol e identidade social: uma leitura antropológica das rivalidades entre torcedores e clubes. Porto Alegre: Ed. Universidade. UFRGS. 2002.

-Daolio, J. As contradições do futebol brasileiro. In: Carrano, P. C. R. (org.). Futebol: paixão e política. Rio de Janeiro. DP&A. 2000.

-Di Grillo, M. R. Esquemas de Metodología: algunas ideas sobre proyectos de investigación. Buenos Aires. Edición Diagrama Consultora SRL. 2014.

-Gil, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª edição. São Paulo. Atlas. 2014.

-Morato, M. P. A dinâmica da rivalidade entre pontepretanos e bugrinos. In: Daolio, J. (org.). Futebol, cultura e sociedade. Campinas-SP. Autores Associados. 2005.

Publicado
2020-09-07
Como Citar
Dall’Onder Zat, A., & Triches, V. (2020). As formas de relacionamento e comunicação entre os clubes de Futebol e os seus adeptos: dos meios de comunicação impressos massificados aos meios eletrónicos e as redes sociais clubísticas. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 12(48), 173-179. Obtido de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/868
Secção
Artigos Cientí­ficos - Original