Desempenho dos semifinalistas do Mundial 2018: volume de passes e setores de maior incidência de golos
Resumo
O estudo analisou a características dos golos das quatro melhores seleções da Copa do Mundo FIFA 2018. Para isso foram usados dados do site oficial da competição (www.fifa.com), além da gravação dos jogos para a recolha da quantidade de passes, origem da jogada e local da assistência. O evento contou com um total de 64 partidas tendo assinalados 169 golos marcados, com uma média de 2,6 golos por jogo. Entre as equipas observadas verificou-se uma predominância de golos com bola em jogo, prevalecendo a posse de bola de até cinco trocas de passe para a baliza. A Bélgica e a Croácia destacaram-se por apresentarem maior velocidade de ataque nos seus golos, enquanto a França teve mais posse de bola e a Inglaterra foi mais eficaz nas bolas paradas. Além disso, o local de origem e assistência das jogadas variou muito consoante a característica de jogo de cada seleção.Referências
-Favaro, M. J. Copa do Mundo de Futebol de 2010: análise dos gols da competição. TCC Bacharelado em Educação Física. Universidade Estadual Paulista. Rio Claro. 2010.
-Führer, F. D. Futebol: análise descritiva dos gols do Campeonato Brasileiro de 2013 - Série A. TCC de Graduação em Educação Física. UFRGS. 2014.
-Gomes, R. C. N. Influência da posse de bola no desempenho das seleções na Copa do Mundo de futebol de 2014. TCC. UFRN. Natal. 2017.
-Kunzel, R.; Crescente, L. A. B.; Siqueira, A. D.; Garlipp, D. C. Análise dos gols marcados no futebol de campo masculino dos Jogos Olímpicos de 2016. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 10. Núm. 37.
-Júnior, N. K. M. Copa do Mundo de 2014: dados estatísticos das quatro melhores equipes. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 7. Núm. 3. 2015.
-Moraes, J. C.; Cardoso, M. D.; Vieira, R.; Oliveira, L. Perfil Caracterizador dos gols em equipes de futebol de elevado rendimento. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 4. Num. 12. p. 2012.
-Oliveira, L. C. M. S. Copa América x Eurocopa, particularidades e similaridades: um estudo comparativo dos gols na edição 2016. TCC de pós-graduação em futebol e futsal. Universidade Estácio de Sá. Porto Alegre. 2016.
-Santos, F.; Mendes, B.; Maurício, N.; Furtado, B.; Sousa, P. M.; Pinheiro, V. Análise do golo em equipas de elite de futebol na época 2013-2014. Revista de Desporto e Actividade Física. p. 11-22. 2016.
-Silva, J. V. O.; Praça, G. M.; Silva, C. J. A.; Greco, P. J. Relação entre posse de bola e eficácia em processos ofensivos no futebol. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 8. Num. 29. p. 161-165. 2016.
Direitos de Autor (c) 2020 LuÃs César Madruga Santiago de Oliveira, Marcella de Castro Campos Velten, Siomara Aparecida da Silva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).