Desempenho dos semifinalistas do Mundial 2018: volume de passes e setores de maior incidência de golos

  • Luís César Madruga Santiago de Oliveira Laboratório de Metodologia do Ensino dos Esportes (LAMEES), Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto-MG, Brasil.
  • Marcella de Castro Campos Velten Laboratório de Metodologia do Ensino dos Esportes (LAMEES), Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto-MG, Brasil. Instituto Federal do Espí­rito Santo (IFES), Venda Nova do Imigrante-ES, Brasil.
  • Siomara Aparecida da Silva Laboratório de Metodologia do Ensino dos Esportes (LAMEES), Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto-MG, Brasil. Centro Desportivo da UFOP (CEDUFOP), Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto-MG, Brasil.
Palavras-chave: Futebol, Mundial, Golos, Posse, Passe

Resumo

O estudo analisou a características dos golos das quatro melhores seleções da Copa do Mundo FIFA 2018. Para isso foram usados ​​dados do site oficial da competição (www.fifa.com), além da gravação dos jogos para a recolha da quantidade de passes, origem da jogada e local da assistência. O evento contou com um total de 64 partidas tendo assinalados 169 golos marcados, com uma média de 2,6 golos por jogo. Entre as equipas observadas verificou-se uma predominância de golos com bola em jogo, prevalecendo a posse de bola de até cinco trocas de passe para a baliza. A Bélgica e a Croácia destacaram-se por apresentarem maior velocidade de ataque nos seus golos, enquanto a França teve mais posse de bola e a Inglaterra foi mais eficaz nas bolas paradas. Além disso, o local de origem e assistência das jogadas variou muito consoante a característica de jogo de cada seleção.

Biografias Autor

Marcella de Castro Campos Velten, Laboratório de Metodologia do Ensino dos Esportes (LAMEES), Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto-MG, Brasil. Instituto Federal do Espí­rito Santo (IFES), Venda Nova do Imigrante-ES, Brasil.

Professora de Educação Fí­sica do  Instituto Federal do Espí­rito Santo, Venda Nova do Imigrante-ES, Brasil

Colaboradora do Laboratório de Metodologia do Ensino dos Esportes - LAMEES

Área: Ciências da Vida

Siomara Aparecida da Silva, Laboratório de Metodologia do Ensino dos Esportes (LAMEES), Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto-MG, Brasil. Centro Desportivo da UFOP (CEDUFOP), Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto-MG, Brasil.

Curso de Educação Fí­sica Licenciatura e Bacharelado - Centro desportivo da Universidade Federal de Ouro Preto -CEDUFOP

Coordenadora do Laboratório de Metodologia do Ensino dos Esportes - LAMEES

Área: Ciências da Vida

Referências

-Favaro, M. J. Copa do Mundo de Futebol de 2010: análise dos gols da competição. TCC Bacharelado em Educação Física. Universidade Estadual Paulista. Rio Claro. 2010.

-Führer, F. D. Futebol: análise descritiva dos gols do Campeonato Brasileiro de 2013 - Série A. TCC de Graduação em Educação Física. UFRGS. 2014.

-Gomes, R. C. N. Influência da posse de bola no desempenho das seleções na Copa do Mundo de futebol de 2014. TCC. UFRN. Natal. 2017.

-Kunzel, R.; Crescente, L. A. B.; Siqueira, A. D.; Garlipp, D. C. Análise dos gols marcados no futebol de campo masculino dos Jogos Olímpicos de 2016. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 10. Núm. 37.

-Júnior, N. K. M. Copa do Mundo de 2014: dados estatísticos das quatro melhores equipes. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 7. Núm. 3. 2015.

-Moraes, J. C.; Cardoso, M. D.; Vieira, R.; Oliveira, L. Perfil Caracterizador dos gols em equipes de futebol de elevado rendimento. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 4. Num. 12. p. 2012.

-Oliveira, L. C. M. S. Copa América x Eurocopa, particularidades e similaridades: um estudo comparativo dos gols na edição 2016. TCC de pós-graduação em futebol e futsal. Universidade Estácio de Sá. Porto Alegre. 2016.

-Santos, F.; Mendes, B.; Maurício, N.; Furtado, B.; Sousa, P. M.; Pinheiro, V. Análise do golo em equipas de elite de futebol na época 2013-2014. Revista de Desporto e Actividade Física. p. 11-22. 2016.

-Silva, J. V. O.; Praça, G. M.; Silva, C. J. A.; Greco, P. J. Relação entre posse de bola e eficácia em processos ofensivos no futebol. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 8. Num. 29. p. 161-165. 2016.

Publicado
2020-08-25
Como Citar
de Oliveira, L. C. M. S., Velten, M. de C. C., & da Silva, S. A. (2020). Desempenho dos semifinalistas do Mundial 2018: volume de passes e setores de maior incidência de golos. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 11(46), 681-690. Obtido de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/865
Secção
Artigos Cientí­ficos - Original