Estudo comparativo das incidências temporais e das situações dos golos em três competições internacionais de Futebol
Resumo
O desenvolvimento físico, técnico, tático e psicológico do futebol passa por análises objetivas fornecendo indicadores de como as equipas e os jogadores se comportam ao longo das partidas. O presente trabalho teve como objetivo geral analisar os golos e as situações e momentos dos golos da XLV Copa América Centenário 2016, do Campeonato Europeu de Futebol - Euro 2016 e da Taça das Confederações FIFA 2017. Foram analisados um total de 241 golos e os resultados encontrados não apontaram diferença substancial em relação à média dos golos nas três competições. Grande parte dos golos foram marcados dos setores centrais do campo, 84,23% dos golos aconteceram em jogadas de bola em movimento e 14,93% de bolas paradas e apontou um equilíbrio dos golos nos dois tempos de jogo, com destaque para os períodos dos primeiros 15 minutos de jogos e dos 15 minutos finais.
Referências
-Andrade, M. T.; e colaboradores. Análise dos gols do Campeonato Brasileiro de 2008 -Série A. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Vol. 1. Núm. 37. p. 49-55. 2013.
-Drubscky, R. O universo tático do futebol: escola brasileira. Belo Horizonte: Health. 2003.
-Garganta, J. A análise da performance nos jogos desportivos. Revisão acerca da análise do jogo. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto. Porto. Vol. 1. Núm. 1. p. 57-64. 2001.
-Leitão, R. A. A.; e colaboradores. Análise da incidência de gols por tempo de jogo no campeonato brasileiro de futebol 2001: estudo comparativo entre as primeiras e últimas equipes colocadas na tabela de classificação.
Conexões: revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP. Vol. 1. Núm. 2. 2003.
-Ramos, L. A.; Oliveira Júnior, M. H. Futebol: classificação e análise dos gols da Eurocopa 2004. Revista Brasileira de Futebol. Vol. 1. Núm. 1. p. 42-48. 2008
-Silva, C. D.; Campos Júnior, R. M. Análise dos gols ocorridos na 18ª Copa do Mundo de futebol da Alemanha 2006. Lecturas Educación Física y Deportes, Buenos Aires. Ano. 101. p. 1-8. 2006.
-Souza, E.L.N.; Farah, B.Q.; Dias, R.M.R. Tempo de incidência dos gols no campeonato brasileiro de futebol 2008. Rev. Bras. Ciênc. Esporte. Vol. 34. Núm. 2. p. 421-431. 2012.
-Soncin, R.; e colaboradores. Modelos de análise de scout no futebol: baseado na temporada 2013/2014 da Liga dos Campeões. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. Vol. 1. Núm. 31. p. 33-39. 2017.
Direitos de Autor (c) 2020 Heitor Luiz Furtado, Ivan Francisco Wilwock
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).