Estudo comparativo das incidências temporais e das situações dos golos em três competições internacionais de Futebol

  • Heitor Luiz Furtado Departamento de Educação Fí­sica e Desporto - Universidade Regional de Blumenau (FURB) e da Universidade do Vale do Itajaí­ (UNIVALI), Brasil.
  • Ivan Francisco Wilwock Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau-SC, Brasil. Universidade do Vale do Itajaí­ (UNIVAL), Itajaí­-SC, Brasil.
Palavras-chave: Futebol, Análise do jogo, Desempenho

Resumo

O desenvolvimento físico, técnico, tático e psicológico do futebol passa por análises objetivas fornecendo indicadores de como as equipas e os jogadores se comportam ao longo das partidas. O presente trabalho teve como objetivo geral analisar os golos e as situações e momentos dos golos da XLV Copa América Centenário 2016, do Campeonato Europeu de Futebol - Euro 2016 e da Taça das Confederações FIFA 2017. Foram analisados ​​um total de 241 golos e os resultados encontrados não apontaram diferença substancial em relação à média dos golos nas três competições. Grande parte dos golos foram marcados dos setores centrais do campo, 84,23% dos golos aconteceram em jogadas de bola em movimento e 14,93% de bolas paradas e apontou um equilíbrio dos golos nos dois tempos de jogo, com destaque para os períodos dos primeiros 15 minutos de jogos e dos 15 minutos finais.

Biografias Autor

Heitor Luiz Furtado, Departamento de Educação Fí­sica e Desporto - Universidade Regional de Blumenau (FURB) e da Universidade do Vale do Itajaí­ (UNIVALI), Brasil.

Possui Licenciatura Plena em Educação Fí­sica pela Fundação Universidade Regional de Blumenau FURB (2009). Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí­ UNIVALI (2012).Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Fí­sica UFPR na linha de pesquisa Esporte, Lazer e Sociedade. Professor na Universidade Regional de Blumenau FURB e na Universidade do Vale do Itajaí­. Possui experiência na na educação fí­sica escolar, iniciação desportiva, direcionando seus estudos para a área da epistemologia da educação fí­sica, , pedagogia do esporte e futebol e futsal. Membro do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte - CBCE

Ivan Francisco Wilwock, Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau-SC, Brasil. Universidade do Vale do Itajaí­ (UNIVAL), Itajaí­-SC, Brasil.

Graduado em Educação Fí­sica pela Universidade Regional de Blumenau

Referências

-Andrade, M. T.; e colaboradores. Análise dos gols do Campeonato Brasileiro de 2008 -Série A. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Vol. 1. Núm. 37. p. 49-55. 2013.

-Drubscky, R. O universo tático do futebol: escola brasileira. Belo Horizonte: Health. 2003.

-Garganta, J. A análise da performance nos jogos desportivos. Revisão acerca da análise do jogo. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto. Porto. Vol. 1. Núm. 1. p. 57-64. 2001.

-Leitão, R. A. A.; e colaboradores. Análise da incidência de gols por tempo de jogo no campeonato brasileiro de futebol 2001: estudo comparativo entre as primeiras e últimas equipes colocadas na tabela de classificação.

Conexões: revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP. Vol. 1. Núm. 2. 2003.

-Ramos, L. A.; Oliveira Júnior, M. H. Futebol: classificação e análise dos gols da Eurocopa 2004. Revista Brasileira de Futebol. Vol. 1. Núm. 1. p. 42-48. 2008

-Silva, C. D.; Campos Júnior, R. M. Análise dos gols ocorridos na 18ª Copa do Mundo de futebol da Alemanha 2006. Lecturas Educación Física y Deportes, Buenos Aires. Ano. 101. p. 1-8. 2006.

-Souza, E.L.N.; Farah, B.Q.; Dias, R.M.R. Tempo de incidência dos gols no campeonato brasileiro de futebol 2008. Rev. Bras. Ciênc. Esporte. Vol. 34. Núm. 2. p. 421-431. 2012.

-Soncin, R.; e colaboradores. Modelos de análise de scout no futebol: baseado na temporada 2013/2014 da Liga dos Campeões. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. Vol. 1. Núm. 31. p. 33-39. 2017.

Publicado
2020-08-25
Como Citar
Furtado, H. L., & Wilwock, I. F. (2020). Estudo comparativo das incidências temporais e das situações dos golos em três competições internacionais de Futebol. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 11(46), 619-630. Obtido de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/844
Secção
Artigos Cientí­ficos - Original