Análise da execução dos princípios táticos defensivos entre escolares praticantes de Futsal
Resumo
O presente estudo procurou comparar os princípios táticos fundamentais defensivos entre diferentes categorias de jogo no futsal. Foram avaliados 33 alunos de um colégio particular da cidade de Maringá-PR, praticantes de futsal, divididos entre as categorias sub-10, sub-12 e sub-14. Todos os sujeitos foram submetidos ao teste "GR3-3GR" para permitir as análises táticas seguindo o protocolo "FUT-SAT". A identificação do princípio tático defensivo mais executado pelos jogadores foi obtida através dos testes de Friedman e Wilcoxon. Posteriormente, empregou-se o teste de Kruskall-Wallis seguido das comparações aos pares do teste U de Mann-Whitney (p<0,05). Os resultados apresentaram valores significativamente mais elevados para a concretização dos princípios "contenção" e "unidade defensiva", indicando que estas foram as ações mais executadas pelos escolares (p < 0,01). Quando comparada a execução das ações táticas entre as categorias sub-10, sub-12 e sub-14, observou-se uma diferença significativa na concretização do princípio "unidade defensiva" da categoria sub-10 para as restantes categorias (Md=13,00 vs. Md=20,50 vs. Desta maneira, conclui-se que as ações que privilegiam a obstrução do espaço do atacante com a bola, assim como os comportamentos táticos que garantem a atuação da defesa em bloco, foram as mais prevalentes em jovens escolares praticantes de futsal. No entanto, a categoria de sub-10 apresentou dificuldades em realizar as ações que garantem a coesão defensiva e a aproximação das linhas de marcação.
Referências
-Américo, H. B.; Cardoso, F.; Machado, G.; Andrade, M. O. C.; Resende, E. R.; Teoldo, I. Análise do comportamento tático dos jogadores de futebol de categoria de base. Journal of Physical Education. Vol. 27. Num. 1. 2016. p. e2710.
-Andrade, M. X. Futsal da Formação ao Alto Rendimento: Métodos e processos do treinamento. Carlos Barbosa. Ed. do Autor. 2017.
-Apolo, A. Futsal: metodologia e didática na aprendizagem. São Paulo. Phorte. 2007.
-Avelar, A.; Santos, K.M.; Cyrino, E.S.; Carvalho, F.O.; Dias, R.M.R.; Altimari, L.R. Perfil antropométrico e desempenho motor de atletas paranaenses de futsal de elite. Revista Brasileira de Cineantropometria e
Desempenho Humano. Vol. 10. Num. 1. 2008. p. 76-80.
-Borges, P.H.; Avelar, A.; Rinaldi, W. Conhecimento tático processual, desempenho físico e nível de maturidade somática em jovens jogadores de futebol. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Vol. 23. Num. 3. 2015. p. 88-96.
-Bracht, V. Esporte na escola e esporte de rendimento. Movimento. Vol. 6. Num. 12. 2000. p. 14-21.
-Costa, B.R.S.; Almeida, R.F.; Costa, I.T. Estudo comparativo do comportamento tático por jogadores de futebol das categorias sub-13 e sub-15. Journal of Physical Education. Vol. 26. Num. 4. 2015. p. 557-666.
-Costa, I.T.; Garganta, J.; Greco, P.J.; Mesquita, I. Princípios táticos do jogo de futebol: Conceitos e aplicação. Motriz. Vol.15. Num. 3. 2009. p. 657-668.
-Costa, I.T.; Garganta, J.; Greco, P.J; Mesquita, I. Proposta de avaliação do comportamento tático de jogadores de Futebol baseada em princípios fundamentais do jogo. Motriz. Vol. 17. Num. 3. 2011. p. 511-524.
-Costa, I.T.; Garganta, J; Greco, P; Mesquita, I; Maia, J. Sistema de avaliação táctica no Futebol (FUT-SAT):
desenvolvimento e validação preliminar. Motriz. Vol. 7. Num. 1. 2010. p. 69-84.
-Costa, I.T; Garganta, J.; Greco, J. P.; Mesquita, I.; Muller, E. Relação entre a dimensão do campo de jogo e os
comportamentos táticos do jogador de futebol. Revista Brasileira Educação Física Esporte. Vol. 25. Num.1. 2011. p. 79-96.
-Costa, I.T.; Garganta, J.; Guilherme, J. Para um futebol jogado com ideias. Curitiba. Appris. 2015.
-Costa, I.T.; Greco, P.; Garganta, J.; Costa, V.; Mesquita, I. Ensino aprendizagem e treinamento dos comportamentos tácticotécnicos no futebol, Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. Vol. 9. Num. 2.
p. 41-61.
-De Souza Rizzo D.; Marques A. Á.; Silvestre M. de F., C.; Daolio, J, Lopes, J. Educação física escolar e esporte:
significações de alunos e atletas. Revista Pensar a Prática. Vol. 19. Num. 2. 2016. p. 432-447.
-Fukuda, J.P.S.; Santana, W.C. Análise dos gols em jogos da liga futsal 2011. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 4. Num. 11. 2012. p. 62-66.
-Machado, G. F.; Scaglia, A.J. Costa, I.T. Influência do efeito da idade relativa e do comportamento tático sobre o desempenho tático de jogadores da categoria sub-17. Revista da Educação Física/UEM. Vol. 26. Num. 2. 2015. p. 223-231.
-Müller, E.S.; Costa, I.T.; Garganta, J. Análise tática no futsal: estudo comparativo do desempenho de jogadores de quatro categorias de formação. Revista Brasileira Ciência Esporte. Vol. 4. Num. 3. 2016. p. 248-256.
-Müller, E.; Garganta, J.; Santos, R.M.M.; Costa, I.T. Comportamento e desempenho táticos: estudo comparativo entre jogadores de futebol e futsal. Revista Brasileira Ciência e Movimento. Vol. 24. Num. 2. 2016. p. 100-109.
-Nascimento Júnior, J.R.A.; Vissoci, J.R.N.; Codonhato, R.; Fortes, L.S.; Oliveira, D.V.; Oliveira, L.P.; Nascimento, J.V.; Vieira, L.F. Effect of the coaches' leadership style perceived by athletes on team cohesion among elite Brazilian futsal players. Cuadernos de Psicologia del Deporte. Vol. 18. Num. 3. 2018. p. 252-267.
-Queiroga, M.R.; Ferreira, S.A.; Romanzini, M. Perfil Antropométrico de atletas de futsal feminino de alto nível competitivo conforme a função tática desempenhada no jogo. Revista Brasileira de Cineantropometria e
Desempenho Humano. Vol. 7. Num. 1. 2005. p. 30-34.
-Ré, A.H.N.; Rose Júnior, D.; Bohme, M.T.S. Stress e nível competitivo: Considerações sobre jovens praticantes de futsal. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Vol. 12. Num. 4. 2004. p. 83-87.
-Ré, A. H. N. Crescimento, maturação e desenvolvimento na infância e adolescência: Implicações para o esporte. Motriz. Vol. 7. Num. 3. 2011. p. 55-67.
-Resende, E.R.; Cardoso, F.S.L.; Costa, I.T. Influência da eficiência do comportamento e da data de nascimento sobre o desempenho tático de jogadores de futebol da categoria sub-13. Revista Brasileira de Ciências do
Esporte. Vol. 40. Num. 2. 2014. p. 123-130.
-Santana, W.C. Futsal: apontamentos pedagógicos na iniciação e na especialização. São Paulo. Autores associados. 2008.
-Silva, M.V.; Greco, P.J. A influência dos métodos de ensino-aprendizagem-treinamento no desenvolvimento da inteligência e criatividade tática em atletas de futsal. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. Vol.
Num. 3. 2009. p. 297-307.
-Silva, T.; Garganta J.; Brito, J.; Cardoso, F.; Costa, I.T. Influência do efeito da idade relativa sobre o desempenho tático de jogadores de futebol da categoria sub-13. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Vol. 40. Num. 1. 2018. p. 54-61.
-Sousa, R. B.; Praça, G.M.; Greco, P. J. Avaliação de jogadores de futebol: relação entre a capacidade aeróbica e eficácia tática. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. Vol. 9. Num. 22. 2017. p. 190-196.
-Voser, R.C.; Giusti, J.G. O futsal e a escola: uma perspectiva pedagógica. Rio Grande do Sul. Artmed. 2002.
Direitos de Autor (c) 2020 RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).