Conhecimento tático declarativo em Futebol, nos escalões de formação
Resumo
O presente estudo teve como objetivo comparar o conhecimento tático declarativo em diferentes escalões de formação da modalidade de futebol. A amostra foi constituída por 80 jogadores com 12,24 (± 1,62) anos de idade, dos quais 25 pertenciam ao escalão de sub-11, 28 ao sub-13 e 27 ao sub-15. Para a recolha de dados foi utilizado um inquérito de avaliação do conhecimento tático em futebol. O teste de Kolmogorov-Smirnov permitiu a verificação da normalidade das distribuições subdivididas por escalão. Recorreu-se de seguida ao teste de Kruskall-Wallis para verificar as eventuais diferenças entre os escalões de competição. Em todos os testes utilizados o intervalo de confiança foi de 95% (IC=95%), com o valor de α = 0.05. Foi verificado que em geral existe concordância de respostas na totalidade dos escalões. No que diz respeito à distribuição das respostas, verificaram-se diferenças significativas entre escalões. Foi possível concluir que o conhecimento tático declarativo parece variar entre os escalões de sub-11, sub-13 e sub-15 num clube de futebol.
Referências
-Allard, F.; Burnetti, N. Skill in Sport. Canadian Journal of Psychology. Toronto. Vol. 39. Num. 2.1985 p. 294-312.
-Cafruni, C.; Marques, A.; Gaya, A. Análise da carreira desportiva de atletas das regiões sul e sudeste do Brasil. Estudo dos resultados desportivos nas etapas de formação. Revista Portuguesa Ciências Desporto. Vol. 6. Num. 1. 2006. p. 55-64.
-Costa, I. T.; Silva, J. M. G.; Greco, J. P. Princípios Táticos do Jogo de Futebol: Conceitos e aplicação. Motriz. Vol. 15. Num. 3. 2009. p. 657-668.
-Costa, I. T.; Garganta, J.; Greco, P. J.; Mesquita, I. Influência de tipo de piso, dimensão das balizas e tempo de jogo na aplicação do teste de “GR3-3GR” em futebol. Lecturas: Educación Física y Deportes. 2009 p. 14-136.
-Duprat,E.;Caty,D. Approche technologique sur la récupération du ballon lors de la phase défensive en football, contribution à l’élaboration de contenus de formation innovants. eJRIEPS. Vol. 15. 2008. p. 80-98.
-Garganta, J. (Re)Fundar os conceitos de estratégia e tática nos jogos desportivos coletivos, para promover uma eficácia superior. Revista Brasileira Educação Física Esporte. São Paulo. Vol. 20. Núm. 5. 2006. p. 201-203.
-Garganta, J. Tactical modelling in soccer: a critical view. In: World Congress of National Analysis of Sport, 4. 2001.Porto. Proceedings. Porto: Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. 2001. p. 33-40.
-Garganta, J.; Pinto, J. O ensino do futebol. In A. Graça.; J. Oliveira (Eds.), O ensino dos jogos desportivos. Porto: Centro de Estudos dos Jogos Desportivos. Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física da Universidade do Porto. 1994
-Garganta, J.; Guilherme, J.; Barreira, D.; Brito, J. Rebelo, A. Fundamentos e práticas para o ensino e treino do futebol. In F. Tavares (Ed.),Jogos Desportivos Coletivos. Ensinar a jogar. p. 199-263. Porto: Editora FADEUP. 2013.
-Giacomini, D. S.; Greco, P. J. Comparação do conhecimento tático processual em jogadores de futebol de diferentes categorias e posições. Revista Portuguesa Ciências Desporto. Vol. 8. Núm. 1. 2008. p. 126-136.
-Giacomini, D.S.; Soares, V.O.; Santos, H.F.; Matias, C.J.; Greco, P.J. O conhecimento tático declarativo e processoal em jogadores de futebol de diferentes escalões. Motricidade. Vol. 7. Núm.1. 2011. p. 43-53.
-Gonçalves, E. G.; Rezende, A. L. G.; Teoldo, I. Comparação entre a performance tática defensiva e ofensiva de jogadores de futebol Sub-17de diferentes posições. Revista Brasileira Ciências Esporte. Vol. 39. Núm. 2. 2017. p. 108-114.
-Greco, P.J.; Benda, R.N. Iniciação esportiva universal: da aprendizagem motora ao treinamento técnico. Belo Horizonte: UFMG. 1998.
-Gréhaigne, J. F.; Godbout, P. Formative assessment in team sports in a tactical approach context. Joperd, Reston. Vol. 69. Num. 1. 1998. p. 46-51.
-Gutiérrez, D.; e colaboradores. Assessment of secondary school students’ game performance related to tactical contexts. Journal ofHuman Kinetics, Champaign. Vol. 42. 2014. p. 223-234.
-Konzag, I. A formação técnico-tática nos jogos desportivos. Futebol em Revista. Vol. 14. 1985. p. 41-45.
-Lourenço, L. Mourinho -A Descoberta Guiada. Prime Books. 2010.
-Mangas, C. J. Conhecimento declarativo no futebol: estudo comparativo em praticantes federados e não-federados, do escalão de sub-14. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Desporto da Universidade do Porto-FCDEF-UP. Porto. 1999.
-Mendes, L. A defesa no processo de preparação desportiva em basquetebol. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Desporto da Universidade do Porto-FCDEF-UP. Porto. 1999.
-Morales, J. C. P.; Greco, P. J. A influência de diferentes metodologias de ensino-aprendizagem-treinamento no basquetebol sobre o nível de conhecimento tático processual. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. Vol. 21. Núm. 4. 2007. p. 291-299.
-Mesquita, I. Ensinar Bem para Aprender Melhor o Jogo de Voleibol. In G. Tani.; J. Bento, R. Peterson. (Eds), Pedagogia do Desporto. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan. 2006. p. 227-344.
-Praça, G. M.; Moreira, P. E. D.; Greco, P. J. Conhecimento tático em jovens jogadores de futebol da categoria sub-17: comparação do conhecimento tático processual entre nascidos em diferentes anos. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 9. Núm. 32. 2017. p. 95-102. Disponível em: <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/460>
-Quina, J. Referências Para A Organização Do Jogo. Serie Estudos IPB. 2001.
-Quina, J.; Camões, M.; Graça, A. Desenvolvimento e validação de um instrumento de avaliação da competência tática em futebol. In 3º Congresso Internacional de Jogos Desportivos. Porto: Universidade do Porto, Faculdade de Desporto. 2011.
-Serpa, S. Treinar jovens: complexidade, exigência e responsabilidade. Vol. 14. Núm. 1. 2003.p. 75-82.
-Sonnenschein, I. Psychologisches training im leistungssport. In H. Gabler.;J. R. Nitsch.;R. Singer (Eds.), Einfuhrungin die sportpsychologie -Teil 2: Anwendungsfelder. Schorndorf: Hofmann. 1987. p. 159-188.
-Tani, G.; Kokubun, E.; Manoel, E. J.; Proença. J.E. Educação física escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. EPU. São Paulo. 1988.
-Timpka, T.; Risto, O.; Bjormsjo, M. Boys soccer league injuries: a communitybasedstudy of time-loss from sports participation and long-term sequelae. Eur J Pub Health. Vol. 18. Num. 1. 2007. p. 19-24.
-Thomas, K.T.; Thomas, J.R. Developing expertise in sport: the relation of knowledge and performance. Int. J. Sport Psychol. Vol. 25. Núm. 3.1994. p. 295-315.
-Williams, M.; Davids, K. Declarative knowledge in sport: a by-product of experience or a characteristic of expertise. J. Sport Exercise Psychol. Vol. 17. Num. 3. 1995. p. 259-275.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).