A influência do treino de força nos níveis de impulsão horizontal e vertical em guarda-redes de futebol de campo na fase da adolescência
Resumo
Este estudo teve como objetivo avaliar a influência do treino de força aos níveis de impulsão horizontal e vertical dos guarda-redes de futebol de campo da categoria de juvenis. Os processos utilizados para analisar os níveis de impulsão foram àsbases pliometricas (saltos). Os trabalhos foram realizados dentro de campo, e utilizou como amostra dois guarda-redes com idades compreendidas entre os 15 e os 16 anos do sexo masculino de uma escola de futebol da cidade de Ponta Grossa/PR, utilizando apenas o peso do próprio corpo de cada atleta para o desenvolvimento dos treinos. O desenvolvimento da investigação e dos testesse deramdurante os treinos da escola. Foi avaliada a evolução dos níveis dos saltos horizontais e verticais dosgoleiros submetidos aos testes, concluiu-se que o trabalho de força melhora o salto dos guarda-redes face ao significativo ganho apresentado no decorrer da pesquisa.
Referências
-Badillo, J.J.G.; Ayestarán, E.G. Fundamentos do Treinamento de Força. Porto Alegre. Artmed. 2001.
-Bompa, T.O. Teoria e metodologia do treinamento. São Paulo. Phorte. 2002.
-Fernandes, J.F. A pratica da avaliação física. Rio de Janeiro. Shape Editora e Promoções. 1999.
-Iturri, J.G.; Garcia, J.A. Valores de desportistas e aspectos biomecânicos e funcionais. Editora Femede. 1999.
-Verkhoshhanski, Y.V.; Gomes, A.C. Força. Treinamento da potência muscular.. Londrina. Cid. 1996.
-Weineck, J. Treinamento Total. 9ª edição. Manole. São Paulo. 1999.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).