Ní­vel psicomotor de crianças praticantes de Futsal e de um projeto social da cidade de Anápolis-GO

  • Matheus Francisco da Silva Luz Centro universitário de Anápolis (UniEVANGÉLICA), Anápolis-GO, Brasil.
  • Henrique Lima Ribeiro Centro universitário de Anápolis (UniEVANGÉLICA), Anápolis-GO, Brasil.
  • Viviane Soares Centro universitário de Anápolis (UniEVANGÉLICA), Anápolis-GO, Brasil.
  • Marcos Monteiro Santos Centro universitário de Anápolis (UniEVANGÉLICA), Anápolis-GO, Brasil.
  • Fernanda Alves Pereira Centro universitário de Anápolis (UniEVANGÉLICA), Anápolis-GO, Brasil.
  • Valdir Henrique Melo da Rocha Centro universitário de Anápolis (UniEVANGÉLICA), Anápolis-GO, Brasil.
  • Cristina Gomes Oliveira Teixeira Centro universitário de Anápolis (UniEVANGÉLICA), Anápolis-GO, Brasil.
  • Grassyara Pinho Tolentino Centro universitário de Anápolis (UniEVANGÉLICA), Anápolis-GO, Brasil.
  • Patrí­cia Espí­ndola Mota Venâncio Centro universitário de Anápolis (UniEVANGÉLICA), Anápolis-GO, Brasil.
Palavras-chave: Desempenho psicomotor, Escolaridade, Criança

Resumo

O futsal e o futebol são as modalidades mais praticados entre as crianças e adolescentes, buscando desenvolver e aprimorar capacidades fí­sicas e habilidades motoras. O presente estudo tem como o objetivo comparar o ní­vel psicomotor entre escolaridade com um grupo praticantes de Futsal e um grupo de um projeto social. Metodologia: É um estudo de caráter transversal, quantitativo de cunho descritivo. A amostra foi composta por 65 crianças do sexo masculino, sendo 26 de uma escola de futsal e 39 de um projeto social, foi utilizada a bateria psicomotora de Oliveira, o qual avaliou coordenação motora, esquema corporal, lateralidade e estruturação espaço-temporal. Como resultado foi constatado que o grupo praticante de futsal foi superior na maioria dos quesitos motores de coordenação motora, lateralidade e estruturação temporal, quando comparados entre a escolaridade no componente lateralidade, o 2° 3° e 4° ano do futsal sobressaiu aos da AABB. Para esquema corporal, o 2° e 3°ano o grupo da AABB foram melhores e o 4º e 5º o grupo do futsal. Para a coordenação o 2°, 4° e 5° ano do Futsal foram melhores. Para a estruturação espacial, o 2°, 3°e 4°ano o grupo da AABB foram melhores comparados ao Futsal. E para a estruturação temporal, o 2° 3° e 5° o futsal foi melhor. Conclui-se que o grupo de praticantes de futsal foram melhores do que os integrantes do projeto social da AABB na maioria dos componentes.

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Publicado
2019-02-17
Como Citar
Luz, M. F. da S., Ribeiro, H. L., Soares, V., Santos, M. M., Pereira, F. A., da Rocha, V. H. M., Teixeira, C. G. O., Tolentino, G. P., & Venâncio, P. E. M. (2019). Ní­vel psicomotor de crianças praticantes de Futsal e de um projeto social da cidade de Anápolis-GO. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 11(43), 273-278. Obtido de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/777
Secção
Artigos Cientí­ficos - Original