Comparações das estatí­sticas de jogos de 20 clubes das principais ligas da UEFA

  • Michel Chagas Marques de Sá Universidade Estácio de Sá, Ourinhos-SP, Brasil
  • André Evaristo da Silva Universidade Estácio de Sá, Ourinhos-SP, Brasil
Palavras-chave: Analises, Futebol, Dados, Variáveis

Resumo

O futebol é um desporto de investimento gigantesco, o centro de estatística e inteligência dos clubes recolhem dados importantíssimos e junto com o departamento de futebol realizam estratégias para assim conquistar as suas vitorias ou reverter alguma situação de risco que ocorra durante as partidas. O objetivo do estudo é comparar as médias dos seguintes indicadores fornecidos: golos marcados(GF), Posse de bola(PB), Remates(F), Remates acertados(FC), Remates falhados(FE), Remates bloqueados(FB), Pontapés de canto (E), Impedimentos(I), Defesas do guarda-redes(DG), Faltas(FA), Cartões amarelos(CA) e Cartões vermelhos(CV), de um total de 760 jogos somando Campeonato inglês(Premier League), Campeonato espanhol( La Liga), que teve início em 13 de agosto de 2016 e perdurou até 21 de maio de 2017. O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa descritiva quantitativa, onde os dados foram retirados dos sites oficiais dos campeonatos, foram tabelados em folhas de cálculo para as devidas análises, foram recolhidas as principais variáveis de todas as jornadas do campeonato. A utilização dos dados quantitativos fornecidos durante os jogos de futebol, contribuem para o aperfeiçoamento técnico-tático das equipas analisadas, as análises destas variáveis ​​estatísticas foram colocadas pelos especialistas como um grande avanço para o desporto, os dados eram fortuitos que indicavam procedimentos ou ações de jogadores e da equipa em geral. Os resultados mostram a diferença técnica entre as equipas que se qualificaram, para as equipas que foram despromovidas à divisão de acesso no mesmo ano. A comparação entre as equipas classificadas mostra-nos o equilíbrio entre elas, assim como, a comparação entre as equipas que seguiram para divisão de acesso.

Biografia Autor

Michel Chagas Marques de Sá, Universidade Estácio de Sá, Ourinhos-SP, Brasil

Formado na Universidade Estácio de Sá, Ourinhos, São Paulo 2018. Atua na área de futebol a 6 meses e na área de academia a 3 anos como estagiário.

Referências

-Anderson, C.; Sally, D. Os números do jogo - Porque tudo o que você sabe sobre futebol está errado. São Paulo Editora Schwarcz S.A. 2013.

-Borges, M. F. O fair-play financeiro na União Europeia de Futebol (UEFA) pós-graduação. Florianópolis. Universidade Estadual de Santa Catarina. 2015.

-Silva, C. D.; Medeiros, N. C.; Silva, A. C. D. Vantagem em casa no campeonato brasileiro de futebol: efeito do local do jogo e da qualidade dos times. Revista brasileira cineantropometria desempenho humano. Vol. 12. Núm. 2. 2010.

-Soncin, R.; e colaboradores. Modelo de análise de scout baseado na copa libertadores da américa de 2014. Revista Acta Brasileira do Movimento Humano. Vol. 5. Núm. 3. p. 26-38. 2015.

-Tempone, G.M.T.; Silva, C.D. Análise de indicadores quantitativos de vitórias e derrotas na Copa do Mundo FIFA 2010. Revista Brasileira de Futebol. Vol. 5. Núm. 1. p. 42-46. 2012.

-Vendite, L. L.; Moraes, A.C.; Vendite, C.C. Scout no futebol: uma análise estatística. Conexões. Vol. 1. Núm. 2. p. 183-194. 2003.

Publicado
2020-08-26
Como Citar
Marques de Sá, M. C., & da Silva, A. E. (2020). Comparações das estatí­sticas de jogos de 20 clubes das principais ligas da UEFA. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 12(47), 1-9. Obtido de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/685
Secção
Artigos Cientí­ficos - Original