Formação de treinadores de futebol no Brasil: desafios para os programas de qualificação profissional do Futebol brasileiro oferecidos pela CBF

  • Heitor Luiz Furtado Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba-PR, Brasil. Departamento de Educação Fí­sica, Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau-SC, Brasil.
  • Diego Soares Kraus Departamento de Educação Fí­sica, Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau-SC, Brasil.
  • Guilherme Jacques Departamento de Educação Fí­sica, Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau-SC, Brasil.
Palavras-chave: Futebol, Formação de treinadores, Carreira

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo analisar os processos de formação de treinadores de futebol no Brasil tendo como base os programas de qualificação profissional oferecidos pela Confederação Brasileira de Futebol-CBF. Caracteriza-se como sendo uma pesquisa descritiva/exploratória de natureza bibliográfica e documental. Para os procedimentos de recolha de dados foram extraídas informações relativas à Escola Nacional de Treinadores de futebol oferecidas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) diretamente do site da instituição. Os resultados apontam que o Brasil tem seguido uma tendência mundial no que concerne a criação de escolas nacionais de treinadores, porém ainda alguns pontos necessitam ser melhores discutidos como os altos valores dos cursos, a distribuição geográfica bem como as cargas horárias destinadas as formações. Conclui-se que os processos de formação formais e não-formais de treinadores são importantes objectos a serem tematizados e reflectidos no interior do campo científico.

Biografias Autor

Heitor Luiz Furtado, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba-PR, Brasil. Departamento de Educação Fí­sica, Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau-SC, Brasil.

Possui Licenciatura Plena em Educação Fí­sica pela Fundação Universidade Regional de Blumenau FURB (2009). Mestre em Educação pela Universidade do Vale Do Itajaí­ UNIVALI (2012). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Fí­sica UFPR na linha de pesquisa Esporte, Lazer e Sociedade. Professor na Universidade Regional de Blumenau FURB e na Universidade do Vale do Itajaí­. Possui experiência na educação fí­sica escolar, iniciação desportiva, direcionando seus estudos para a área da epistemologia da educação fí­sica, , pedagogia do esporte e futebol e futsal. Membro do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte - CBCE

Diego Soares Kraus, Departamento de Educação Fí­sica, Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau-SC, Brasil.

Acadêmico do curso de Bacharelado em Educação Fí­sica na Universidade Regional de Blumenau - FURB

Guilherme Jacques, Departamento de Educação Fí­sica, Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau-SC, Brasil.

Acadêmico do curso de Bacharelado em Educação Fí­sica na Universidade Regional de Blumenau - FURB

Referências

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Publicado
2019-02-05
Como Citar
Furtado, H. L., Kraus, D. S., & Jacques, G. (2019). Formação de treinadores de futebol no Brasil: desafios para os programas de qualificação profissional do Futebol brasileiro oferecidos pela CBF. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 11(42), 160-169. Obtido de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/664
Secção
Artigos Científicos - Revisão