Alunos atletas de futsal das escolas públicas e particulares apresentam ou não rendimento escolar satisfatório?
Resumo
Objetivo: Identificar o rendimento escolar dos alunos atletas, participantes dos Jogos Escolares de Pernambuco -Fase Regional -Limoeiro -2009, na modalidade futsal, categoria infantil masculino. Materiais e Métodos: Os dados foram coletados de 12 escolas, sendo 8 públicas: 6 estaduais, 2 municipais, 1 filantrópica e ainda2 particulares, todas pertencentes a Gerência Regional de Educação do Vale do Capibaribe, num total de 135 alunos atletas investigados. Resultados: Os resultados mostram que quase 50% desses alunos apresentam distorção idade série, sendo os mesmos reprovados em séries anteriores ao longo de sua vida escolar e quanto ao rendimento escolar 70% conseguiram progressão plena, 10% ficaram em progressão parcial e 20% foram reprovados em 2009. Já os percentuais de freqüência desses alunos atletas em sua maioria, estão de acordo com o que ordena a LDB 9394/93 da participação das disciplinas curriculares. Discussão: Acredita-se também que os resultados dessa investigação quebrem os tabus de que os alunos atletas são aqueles que apresentam uma educação cognitiva de péssima qualidade e também demonstrem o valor que a educação afetiva tem para a formação e valorização do cidadão na sociedade contemporânea. Conclusão:A pesquisa realizada constata em seus resultados que alunos atletas não são alunos com baixo rendimento escolar, pois os mesmos investigados nesta pesquisa, na sua maioria conseguiram aprovação em 2009.
Referências
-Brasil. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. MEC. Brasília, 1996.
-Brasil. Referencial Curricular para Educação Física. MEC. Brasília. 1999.
-Bracht, V. Esporte na escola e esporte de rendimento. Movimento. Ano 6. Núm. 12. 2000.
-Hildebrandt, R.; Laging, R. Concepções abertas no ensino da Educação Física. Rio de Janeiro. Ao livro Técnico. 2000.
-Kunz, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijui. Unijui. 2006.
-Reverdito, R.S.; Scaglia, A. J. Pedagogia do esporte: Jogos coletivos de invasão. São Paulo. Phorte. 2009.
-Santana, W.C. Futsal: Apontamentos pedagógicos na iniciação e na especialização. Campinas. Autores associados. 2004.
-Tubino, M.J.G. Dimensões sociais do esporte. São Paulo. Cortez. 1992.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).