Influência de dois ambientes de aprendizagem distintos no conhecimento tático declarativo de futebolistas da categoria sub-12

  • Gabriel Marotta Magalhães Faculdade Governador Ozanam Coelho, Ubá-MG, Brasil
  • Victor Neiva Lavorato Faculdade Governador Ozanam Coelho, Ubá-MG, Brasil
  • Felipe Moniz Carvalho Faculdade Governador Ozanam Coelho, Ubá-MG, Brasil
  • Davi Correia Silva Faculdade Governador Ozanam Coelho, Ubá-MG, Brasil
Palavras-chave: Futebol, Centro de treino, Escolinha de futebol

Resumo

Atualmente o futebol vem sendo analisado cada vez mais de maneira cientifica, devido aos novos meios de pesquisas e treinos. Neste contexto, torna-se importante avaliar o conhecimento tático dos atletas de futebol. A partir disto, o objetivo deste estudo foi comparar o conhecimento tático declarativo em futebolistas das categorias sub 12 de um centro de treino e de uma escola de futebol localizados num município de Minas Gerais. Os avaliados responderam a treze situações impostas pelo teste de conhecimento tático declarativo. Para verificar a normalidade dos dados, foi realizado o teste de Shapiro-Wilk. Posteriormente, foi utilizado o teste t de Student para comparar as médias entre os grupos avaliados (p<0,05). Os resultados identificaram um maior conhecimento tático declarativo dos atletas de um centro de treino de formação em comparação com outros que frequentam uma escola de futebol. Conclui-se que os atletas treinados em centros de formação (categoria de base) possuíam um maior conhecimento tático declarativo em relação aos treinados numa escola de futebol.

Biografias Autor

Gabriel Marotta Magalhães, Faculdade Governador Ozanam Coelho, Ubá-MG, Brasil

Graduando em Educação Fí­sica pela Faculdade Governador Ozanam Coelho

Victor Neiva Lavorato, Faculdade Governador Ozanam Coelho, Ubá-MG, Brasil

Professor no curso de Educação Fí­sica na Faculdade Governador Ozanam Coelho

Doutorando em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Ouro Preto

Felipe Moniz Carvalho, Faculdade Governador Ozanam Coelho, Ubá-MG, Brasil

Professor do curso de Educação Fí­sica da Faculdade Governador Ozanam Coelho

Mestre em Educação Fí­sica pela Universidade Federal de Viçosa

Davi Correia Silva, Faculdade Governador Ozanam Coelho, Ubá-MG, Brasil

Professor do curso de Educação Fí­sica da Faculdade Governador Ozanam Coelho

Mestre em Educação Fí­sica pela Universidade Federal de Viçosa

Referências

-Aburachid, L.M.C.; Silva, S.R.; Greco, P.J. Nível de conhecimento tático de jogadores e avaliação subjetiva de treinadores de futebol. Revista Brasileira de Futebol e Futsal. São Paulo. Vol. 5. Num. 18. 2013. p. 322-330.Disponível em: <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/218/204>

-Andrade,M.O.C.; Costa, I.T. Como a eficiência do comportamento tático e a data de nascimento condicionam o desempenho de jogadores de futebol. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. São Paulo. Vol. 29. Num. 3. 2015. p. 465-473.

-Costa, I. T.; Greco, P.J.; Garganta, J.; Costa, V. T.; Mesquita, I. Ensino-aprendizagem e treinamento dos comportamentos tático-técnicos no futebol. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. São Paulo. Vol. 9. Num. 2. 2010. p. 41-61.

-Costa, L.C.A.; Nascimento, J.V. O ensino da técnica e da tática: novas abordagens metodológicas. Revista da Educação Física. Maringá. Vol. 15. Num. 2. 2004. p. 49-56.

-Da Silva, B.R.N.; Thiengo, C.R.; Talamoni, G.A.; Lima R.M.; Costa, I.T. Desempenho tático de jogadores sub-15 do São Paulo Futebol Clube a partir do teste fut-sat. Educación Física y Deporte. Vol. 34. Num. 1. 2015. p. 181-199.

-French, K. E.; Werner, P. H.; Taylor, K.; Hussey, K.; Jones, J. The effects of a 6-week unit of tactical, skill, or combined tactical and skill instruction on badminton performance of ninth-grade students. Journal of Teaching in Physical Education. Vol. 15. Num. 4. 1996. p. 439-463.

-Garganta, J. Analisar o jogo nos Jogos Desportivos Coletivos: uma preocupação comum ao treinador e ao investigador. Revista Horizonte. Lisboa. Vol. 14. Num. 83. 1998. p. 7-14.

-Giacomini, D.S.; Soares, V.O.; Santos, H.F.; Matias, C.J.; Greco, P.J. O conhecimento tático declarativo e processual em jogadores de futebol de diferentes escalões. Motricidade. Vol. 7. Num. 1. 2011. p. 43-53.

-Giacomini, D.S.; Silva, E.G.; Greco, P.J. Comparação do conhecimento tático declarativo de jogadores de futebol de diferentes categorias e posições. Revista Brasileira Ciência e Esporte. Brasília. Vol. 33. Num. 2. 2011. p. 445-463.

-Mangas, C. J. Conhecimento declarativo no futebol: estudo comparativo em praticantes federados e não-federados, do escalão de sub-14. Dissertação de Mestrado. UP. Porto. 1999.

-Miragaia, C.M.P. Conhecimento Declarativo e Tomada de Decisão em Futebol: Estudo comparativo da exactidão e do tempo de resposta de Futebolistas Seniores pertencentes a Equipas da I, II Liga e 2ª Divisão "B". Dissertação de Mestrado. Universidade do Porto. Porto. 2001.

-Moreira, P.D.; Soares, V.O.V.; Praça, G.M.; Matias, C.J.A.S.; Greco, P.J. Conhecimento tático declarativo em jogadores de futebol Sub-14e Sub-15. Revista Kinesis. Santa Maria. Vol. 2. Num. 32. 2014. p. 87-99.

-Paoli, P.B.; Silva, C.D.; Soares, A.J.G. Tendência atual da detecção, seleção e formação de talentos no futebol brasileiro. Revista Brasileira de Futebol. Viçosa. Vol. 1. Num. 2. 2008. p. 38-52.

-Rodrigues, H.R.; Grunennvaldt, T.J. A imitação da intenção e as atividades ritmadas abrem espaço para uma criatividade quase desaparecida dos campos de futebol. Motrivivência. Vol. 28. Num. 49. 2016. p.176-194.

-Silva, M.V.; Greco, P.J. A influência dos métodos de ensino-aprendizagem-treinamento no desenvolvimento da inteligência e criatividade tática em atletas de futsal. Revista Brasileira de Educação Física e Esportes. São Paulo. Vol. 23. Num. 3. 2009. p. 297-307.

-Tani, G.O.; Bento, J.O.; Petersen, R.D.S. Pedagogia do Desporto. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan. 2006. p. 284-298.

-Ward, P.; Williams, A. M. Perceptual and cognitive skill development in soccer: the multidimensional nature of expert performance. Journal of Sport and Exercise Psychology. Vol. 25. Num. 1. 2003. p. 93-111.

Publicado
2018-11-18
Como Citar
Magalhães, G. M., Lavorato, V. N., Carvalho, F. M., & Silva, D. C. (2018). Influência de dois ambientes de aprendizagem distintos no conhecimento tático declarativo de futebolistas da categoria sub-12. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 10(39), 498-503. Obtido de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/633
Secção
Artigos: Edição Especial

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)