Aspectos cognitivos de influência na aprendizagem do futsal
Resumo
O jogo de futsal tornou-se cada vez mais atraente e competitivo, exigindo de seus praticantes um ótimo nível de rendimento com relação aos aspectos cognitivos, psicológicos, físicos e motores, para resolução de problemas mais complexos, e de diversas situações imprevisíveis durante o jogo. Portanto o objetivo do presente estudo, é verificar a influência dos aspectos cognitivos na aprendizagem do futsal. A metodologia empregada foi à revisão sistemática, que se baseia em estudos originais, utilizando métodos previamente definidos e explícitos para identificar, selecionar e avaliar criticamente pesquisas consideradas relevantes. Os resultados apontam para a importância de elevados níveis dos aspectos cognitivos no E-A-T do futsal, levando a novas questões, como a influência do processo (formal ou incidental) de aquisição de conhecimento e a dicotomia existente em apresentar o trabalho detreinamento técnico isolado do treinamento tático. Concluindo, que os aspectos cognitivos devem ser priorizados desde a iniciação esportiva e trabalhados através de métodos que oportunizem o aprendizado através de vivências de jogo, para que a tomada de decisão do atleta, durante a imprevisibilidade do jogo seja sempre de forma rápida e eficiente.
Referências
-Bayer, C. La enseñanza de los juegos deportivos colectivos. Barcelona. Hispano-Europea. 1986.
-Bergius, R. Processos Cognitivos. In: Dorsch, F. (Org.). Dicionário de psicologia. 5ª edição. Barcelona. Espanha. Editora Herder. 1985.
-Campos, R.S. Estudo comparativo das habilidades motoras e cognitivas em praticantes de futebol de diferentes locais de prática. Dissertação Mestrado em Educação Física. Universidade Federal do Paraná. Curitiba. 2004.
-Confederação Brasileira de Futebol de Salão, Regras do Futsal. Disponível em: www.cbfs.com.br. Acesso em: 17 set. 2010.
-Corrêa, U.C.; Silva, A.S.; Paroli, R. Efeitos de diferentes métodos de ensino na aprendizagem do futebol de salão. Motriz, Rio Claro. Vol. 10. Núm. 2. p. 79-88. 2004.
-Costa, C.F. Futsal: aprenda a ensinar. 2ª edição. Florianópolis. Visual Books. 2003.
-Costa, C.F. Futsal: aprenda a ensinar. 2ed. Florianópolis: Visual Books, 2007.
-Costa, V.T.; Greco, P.J.; Souza, P.R.C. Proposta de avaliação para comparação do nível de conhecimento tático no futsal em escolas e clubes. Minas Gerais. Brasil. 2000. Disponível em: http://www.eeffto.ufmg.br/pablo/arquivos/conhecimentotatico.pdf. Acessado 15/08/2010.
-Garganta, J. Para uma teoria dos Jogos Desportivos Colectivos. In: O ensino dos Jogos Desportivos, Amândio, G. J.O. (Eds.). CEJD/ FCDEF-UP. Portugal. p. 11-25. 1995.
-Garganta, J. Para uma teoria dos jogos desportivos coletivos. In: Graça, A.; Oliveira, J. O Ensino dos jogos desportivos. Porto. Rainho e Neves. p. 11-25. 1998.
-Garganta, J.M. O treinamento da tática e da técnica nos jogos desportivos à luz do compromisso cognição-ação. In Barbanti, V.J.; Esporte e Atividade Física. São Paulo. Manole. 2002.
-Garganta, J.M. O ensino dos jogos desportivos coletivos. Porto Alegre. Perspectivas e Tendências. 1998.
-Garganta, J.; Pinto, J. O ensino do futebol. In: Graça, A.; Oliveira, J. (Ed.) O ensino dos jogos desportivos. Porto. Centro de Estudos dos Jogos Desportivos. 1998.
-Graça, A.S.; Mesquita, L.R. A investigação sobre o ensino dos jogos desportivos: ensinar e aprender as habilidades básicas do jogo. Revista Portuguesa ciências do desporto, Portugal. Vol. 2. Núm. 5. p. 67-79. 2002.
-Greboggy, D.L.; Souza, L.P.; Tkac, C.M. Inteligência tática em escolares praticantes de futsal da cidade de Curitiba. Curitiba. Brasil. Disponível em: http://www2.ufrgs.br/xiipalops/Problemas/1008285_8_1356.pdf. Acesso em: 13 de Agosto de 2010.
-Greco, P.J. Métodos de ensino-aprendizagem-treinamento nos jogos esportivos coletivos. In: Garcia, E.S.; Lemos, K.L.M. (Org.). Temas atuais VI em Educação Física e esportes. Belo Horizonte. Health. p. 48-72. 2001.
-Greco, P.J. Sistematização do processo de ensino-aprendizagem-treinamento tático nos jogos esportivos coletivos. In: Greco, P.J.; Samulski, D.M.; Garcia, E. S.; Szmuchrowski, L. Temas atuais em Educação Física e esportes II. Belo Horizonte. Health. p. 44-56. 1997.
-Greco. P.J. Processos cognitivos: dependência e interação nos jogos esportivos coletivos. In: Silami, E.G.; Lemos, K.L.M. Temas Atuais VII em Educação Física e Esportes. Belo Horizonte. Saúde. p. 41-59. 2003.
-Greco, J.P. (Org.). Iniciação Esportiva Universal. Vol. 2. Metodologia da iniciação esportiva na escola e no clube. Belo Horizonte. Editora Universitária. UFMG. 1998.
-Greco, P.J.; Benda, R.N. Iniciação Esportiva Universal, Da aprendizagem motora ao treinamento técnico. Belo Horizonte. Editora Universitária UFMG. Vol. 1000. 1998.
-Greco, P.J.; Chagas, M.H. Considerações teóricas da tática nos jogos esportivos. Revista Paulista de Educação Física. São Paulo, Vol. 6. Núm. 2. 47-58. 1992.
-Greco, P.J.; Silva, M.V. A influência dos métodos de ensino-aprendizagem treinamento no desenvolvimento da inteligência e criatividade tática em atletas de futsal. Revista Brasileira educação física e esporte. São Paulo. Vol. 23. Núm. 3. p. 297-307. 2009.
-Greco, P.J.; Souza, P.R.C. Conhecimento tático no futsal: um estudo comparativo. Minas Gerais, 2000. Disponível em: http://www.eeffto.ufmg.br/pablo/arquivos/pabloramon2.pdf. Acessado 12/09/ 2010.
-Júnior, D.R.; Silva, T.A.F. Iniciação nas modalidades esportivas coletivas: a importância da dimensão tática. Revista Mackenzie educação física e esporte. Vol. 4. p. 71-93. 2005.
-Kröger, C.H.; Roth, K. Escola da bola: Um ABC para iniciantes. São Paulo. Phorte, 2002.
-Liberali, R. Metodologia Científica Prática: um saber-fazer competente da saúde à educação. Florianópolis. 2008.
-Lucena, R. Futsal e a iniciação. 4 edição. Rio de Janeiro. Sprint. 2000.
-Mesquita, I. Modelação no treino das habilidades técnicas nos jogos desportivos. In: Garganta, J. (Ed.). Horizonte e órbitas no treino dos jogos desportivos. Porto. Converge Artes Gráficas. p.73-89. 2000.
-Moreira, V.J.P. Aspectos cognitivos inerentes a prática esportiva. 2006. Disponível em: http://www.fundacaohantipof.mg.gov.br/pdf/tabloid_valmo1.pdf. Acessado 28/06/2010.
-Neves, R.L.R.; Ramos, A.M. Iniciação Esportiva e a Especialização Precoce à Luz da Teoria da Complexidade: Notas Introdutórias. Tocantins. Brasil. 2008.
-Saad, M.A. Estruturação das sessões de treinamento técnico-tático nos escalões de formação do futsal. Dissertação Mestrado em Educação Física. Centro de Educação Física e Desporto. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis. 2002.
-Santana, W.C. Futsal: apontamentos pedagógicos na iniciação e na especialização. Campinas. Autores Associados. 2004.
-Santana, W.C. Uma proposta pedagógica para o futsal na infância. 2005. Disponível em: <http://www.pedagogiadofutsal.com.br/texto_029.htm>. Acessado em 07/10/2010.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).