Regras de Futsal: uma análise à luz dos ensinamentos de Fiorin sobre a argumentação

  • Gilson Batista Machado Faculdade Presidente Antônio Carlos de Uberlândia, Uberlândia-MG.
  • Eduardo Henrique Rosa Santos Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia-MG.
  • Lyvia Fernanda Leal Faculdade Presidente Antônio Carlos de Uberlândia, Uberlândia-MG.
  • Petuccia Fagundes Brunelli Faculdade Presidente Antônio Carlos de Uberlândia, Uberlândia-MG.
  • Simone Cléa Santos Miyoshi Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia-MG.
Palavras-chave: Regras do futsal, Análise do discurso, Argumentação

Resumo

O presente artigo procurou analisar uma das alíneas referente a uma regra específica do Futsal, uma vez que a mesma protagoniza diferentes polémicas no que diz respeito às diferentes interpretações do seu enunciado. O trabalho procura centrar-se na Análise de Discurso, mais especificamente nos estudos sobre argumentação de Fiorin (2017) e nas compilações teóricas de Fiorin (2016a e 2016b), Brait (2006), Grice (1975), acerca das argumentações presentes no enunciado e os possíveis efeitos de sentidos decorrentes da subjetividade do enunciatário, bem como a análise das categorias: inferências lógicas, semântica e pragmática na constituição da argumentação do discurso.

Biografias Autor

Gilson Batista Machado, Faculdade Presidente Antônio Carlos de Uberlândia, Uberlândia-MG.

Professor do curso de Educação Fí­sica na Faculdade Presidente Antônio Carlos de Uberlândia, Uberlândia-MG, Brasil.

Doutorando na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, MG.

Eduardo Henrique Rosa Santos, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia-MG.

Professor no curso de Educação Fí­sica da Universidade Federal de Uberlândia. MG.

Lyvia Fernanda Leal, Faculdade Presidente Antônio Carlos de Uberlândia, Uberlândia-MG.

Professora do curso de Educação Fí­sica na Faculdade Presidente Antônio Carlos de Uberlândia, Uberlândia-MG, Brasil.

Petuccia Fagundes Brunelli, Faculdade Presidente Antônio Carlos de Uberlândia, Uberlândia-MG.

Professora do curso de Educação Fí­sica na Faculdade Presidente Antônio Carlos de Uberlândia, Uberlândia-MG, Brasil.

Simone Cléa Santos Miyoshi, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia-MG.

Doutoranda na linha de História e Historiografia da Educação, no Programa de pós graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia.

Pesquisa História da Educação, História da cultura e Arte, bem como as temáticas que circudam essa área, como a formação cultural brasileira, formação de leitores e representações culturais em diversos suportes artisticos e lingusiticos.

Referências

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-Moore, K. L. Anatomia orientada para a clínica. 7ª edição. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan. 2014.

Publicado
2018-11-17
Como Citar
Machado, G. B., Santos, E. H. R., Leal, L. F., Brunelli, P. F., & Miyoshi, S. C. S. (2018). Regras de Futsal: uma análise à luz dos ensinamentos de Fiorin sobre a argumentação. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 10(39), 439-444. Obtido de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/610
Secção
Artigos: Edição Especial