Escolinhas de futebol
Resumo
O trabalho teve como meta a verificação dos profissionais responsáveis pelas escolinhas, se os mesmos estão devidamente qualificados para atender os alunos. Foram obtidas informações através de inquéritos aplicados aos profissionais das escolas de futebol e que nos deram informações sobre os objetivos das mesmas e outras informações recolhidas através da internet e de livros. Alguns autores relacionados com a área da Educação Física dizem acreditar que a família também influencia a infância das crianças, dando autonomia aos adolescentes e colocando as crianças nas escolas de futebol. Alguns dos resultados obtidos informam que somente 29,41% dos profissionais responsáveis pela escolinha já atuou no futebol profissional e cerca de 30% atuam como professor já com ensino superior concluído e com o CREF (Conselho Regional de Educação Física). Oprofessor com qualificação profissional será o grande responsável pelo desenvolvimento motor da criança, pois é na infância que ocorrem o desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais. Agrande objetividade das escolinhas de futebol é verificar se as mesmas estão a ter boas notas, se são bons filhos e têm respeito com os mais velhos; além de os deixar lapidadospara que se transformem em cidadãos, deixando-os preparados para os obstáculos que possam ocorrer no seu dia-a-dia.
Referências
-Gallahue, L.D.; Ozmun, C.J. Compreendendo oDesenvolvimento Motor: Bebês, Crianças, Adolescentes e Adultos. 2ª edição São Paulo. Phorte. 2005. p. 416-418.
-Marturelli, M.J.; Oliveira, A.L. Treinadores de Futebol de Alto Nível: As Evidentes Dificuldades que Cercam a Produtividade Destes Profissionais. IX Simpósio Internacional Processo Civilizador: Tecnologia e Civilização. Ponta Grossa. 2005.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).