Efeitos de um programa periodizado de futsal na aptidão física de estudantes femininas de 13 e 14 anos de idade
Resumo
A aptidão física caracteriza-se como uma condição no qual o indivíduo possui energia e vitalidade suficiente para realizar as tarefas diárias e participar de atividades recreativas sem fadiga, e apresenta alguns componentes como a resistência cardiorrespiratória e a aptidão músculo esquelética que são mensuráveis. O objetivo deste estudo é analisar os efeitos na aptidão física de estudantes femininas de escola de tempo integral a partir de um programa periodizado de futsal. A população foi formada por estudantes femininas de 13 e 14 anos divididas em grupo controle e grupo intervenção de duas unidades escolares de tempo integral da cidade de Piracicaba-SP e foram avaliadas através de testes neuromusculares de acordo com o PROESP (2016): a) sentar e alcançar; b) resistência abdominal ; c) salto horizontal; d) arremesso do medicinebol; d) quadrado; e) corrida de 20 metros; e corrida/caminhada de 6 minutos. Os grupos participaram de 18 semanas de atividades e foram avaliados na 1ª e 18ª semana, sendo que o grupo controle não teve um programa periodizado e grupo intervenção participou de um programa periodizado nas eletivas destas unidades escolares. Ao final deste estudo verificou-se que o grupo intervenção apresentou uma diferença significativa (p<0,05) nos testes de resistência abdominal, teste do quadrado e corrida/caminhada de 6 minutos em relação ao grupo controle. Assim, conclui-se que esta proposta de trabalho apresentou resultados expressivos e que um trabalho periodizado de futsal trouxe benefícios na aptidão física das adolescentes de 13 e 14 anos de idade participantes deste programa.
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