A relação entre o número de remates, passes e desarmes de bola com o resultado final em jogos de Futsal
Resumo
Para analisar com melhor precisão os pontos positivos e negativos de uma equipa num jogo de futsal, as comissões técnicas estão a utilizar dados estatísticos para avaliar as ocorrências técnicas/táticas e as suas principais implicações. Avaliar e prever com o máximo de antecedência possíveis situações que irão ocorrer no campo tornam-se diferenciadores no planeamento e execução dos treinos. Neste emaranhado de variáveis a que estão sujeitos técnicos e jogadores, é explícita a necessidade de promover estudos sobre questões pertinentes ao futsal. Desta forma, este estudo teve como objetivo analisar a influência dos fundamentos técnicos específicos (passe, finalização e desarme), para além da posse de bola, com a classificação final das equipas num torneio de futsal amador de curta duração. A pesquisa foi realizada junto de 8 (oito) equipas da categoria de adultos masculinos do vigésimo sétimo Torneio de Verão de Futsal de Indaial Santa Catarina, edição 2012. O instrumento de recolha de dados foi um Scout adaptado de Santana (2011). Os dados analisados mostraram que as equipas que venceram os seus jogos obtiveram também maior sucesso nos desarmes totais, e, no âmbito geral, maior acerto nas finalizações. Por outro lado, as equipas derrotadas possuíram, de maneira geral maior tempo de posse de bola e maior número de passes. Desta forma, há específica que o fundamento técnico mais influente no resultado é o desarme, enquanto que o maior tempo de posse de bola não define a vitória em uma partida.
Referências
-Cyrino, E. S.; e colaboradores. Efeitos do Treinamento de Futsal Sobre a Composição Corporal e o Desempenho Motor de Jovens Atletas. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Brasília. Vol. 10. Núm. 1. p. 41-46.2002.
-David, G. B.; Picanço, L. M.; Reichert, F. F. Análise de fatores determinantes do gol no futsal feminino. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 6. Núm. 19. p. 18-26. 2014. Disponível em: <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/225/208>
-Fukuda, J.P.S.; Santana, W.C. Análises dos gols em jogos da liga futsal 2011. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 4. Núm. 11. p. 62-66. 2012. Disponível em: <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/125/124>
-Melo, A.E.; Souza, J. Qual a relação entre o número de desarme e o resultado do jogo de futsal de alto rendimento nas semifinais da Liga futsal 2008. TCC. Graduação em educação Física. Direção Acadêmica, Faculdade Jangada. Jaraguá do Sul. 2009.
-Michelini, M.C.; e colaboradores. Futsal: tática defensiva contemporânea e a teoria de ensino dos jogos esportivos coletivo de Claude Bayer. Conexões: Revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP. Campinas. Vol. 10. Núm. 1. p. 20-37. 2012.
-MiloskiB.;ecolaboradores. Quais ações técnico-táticas realizadas durante as partidas de futsal podem discriminar o resultado de vitória ou derrota? Rev. bras. educ. fís. Esporte. Vol. 28. Núm. 2. 2014.
-MuttI, D. Futsal: da iniciação ao alto nível. 2ªedição. revisada e ampliada. São Paulo. Phorte. 2003.
-Navarro, A.C.; Costa, J.S. O momento do gol na copa do mundo de futsal de 2004. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 1. Núm. 2. p. 129-133. 2009. Disponível em: <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/16/16>
-Pereira, N.I. Análise das sequências ofensivas iniciadas por desarmes no campeonato mundial de futsal 2008. TCC de Graduação em Educação Física. Faculdade de Educação Física. Universidade Estadual de Campinas.Campinas. 2009.
-Petreça, D.R.; Garcia, M. C.; Petreça, L. E.; Colvero, S.; Flores, A. Análise de scout de uma equipe profissional de futsal no campeonato catarinense. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 9. Núm.34. p.265-272.2017. Disponível em: <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/498/417>
-Pittoli, T. E. M. Scout no futsal: o que os números mostram sobre o jogo. TCC. Rio Claro. 2008.
-Saad, M. A.; Rezer, R. Futebol e futsal: possibilidades e limitações da prática pedagógica em escolinhas. Chapecó. Argos. 2005.
-Santana, W.C. A equipe que desarma mais vence o jogo? 2011a. Disponível em <http://www.pedagogiadofutsal.com.br/interna_treinamento.aspx?id=80>. Acesso em 19/10/2011.
-Santana, W.C. Futsal: apontamentos pedagógicos na iniciação e na especialização. Campinas: Autores Associados. 2004.
-Santana, W.C. Scout / Linha. 2011b. Disponível em . Acesso em 18/11/2011.
-Schmitz Filho, A.G.; Santos, D. C.; Kaufmann, M.C. A Defesa no Futsal: o Ensino Esportivo e a Necessidade de Análise da Influência Midiática. In: Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. 11., 2010. Novo Hamburgo. Anais eletrônicos... Novo Hamburgo: Intercom -Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2010. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sul2010/resumos/R20-1242-1.pdf> Acesso em 25/04/2012.
-Voser, R. C. Futsal: princípios técnicos e táticos. Rio de Janeiro. Sprint. 2001.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).