Estudos sobre a visão dos árbitros em relação às suas atuações na categoria de infantis, da modalidade de Futsal nos jogos escolares Maranhenses 2014

  • Raimundo José de Jesus Faculdade Estácio de São Luí­s.
  • Bruno Luiz Galvão de Miranda Faculdade Estácio de São Luí­s.
  • Diogo Matheus Barros da Silva Faculdade Estácio de São Luí­s.
  • Ester da Silva Caldas Faculdade Estácio de São Luí­s.
  • Ezequias Rodrigues Pestana Universidade Ceuma. Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
  • Marlon Lemos de Araújo Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil. Faculdade Estácio de São Luí­s.
Palavras-chave: Educação física escolar, Futsal, Escolares, Desportivo, Prática escolar

Resumo

O objetivo do presente estudo foi analisar a visão dos árbitros face às suas atuações na categoria de infantis, da modalidade de futsal nos Jogos Escolares Maranhenses de 2014. A amostra foi constituída por 14 árbitros, do género masculino, escalados para atuar nos JEM’s 2014. Para analisar a amostra foi aplicado um questionário com 09 questões semiabertas. Foi identificado que 78,57% da amostra tem mais de 31 anos, o ensino secundário completo com 42,85% foi o nível de escolaridade mais elevado, 100% dos árbitros têm o curso de formação, com 42,85% o tempo de encontrado foi 1-2 anos, a vocação com 92,85% foi maior motivo para a escolha profissional, 85,71% dos inquiridos acredita não ser necessária formação específica para trabalhar na categoria infantil, o critério mais utilizado para atuar no JEM'S foi a indicação com 78,57%. Assim constata-se a falta de mulheres dentro do quadro de arbitragem da federação, o curso de formação de árbitros é obrigatório para atuar em jogos, o tempo de atuação mostra que a maior parte da amostra está no início da carreira, a vocação para o trabalho é superior à rentabilidade e o critério para trabalhar nos JEM’s não considera ter experiência com o público ou o ambiente em questão. Conclui-se que é possível identificar tendências dentro desta profissão (árbitro), e torna-se claro que o árbitro necessita analisar a sua forma de atuação nos JEM’s, pois a mesma deve ser direcionada aos objetivos da proposta escolar que o desporto oferece ao desenvolvimento infantil .

Biografias Autor

Raimundo José de Jesus, Faculdade Estácio de São Luí­s.

Graduado em Educação Fí­sica pela Faculdade Estácio de São Luí­s.

Bruno Luiz Galvão de Miranda, Faculdade Estácio de São Luí­s.

Especialização em andamento em Treinamento Desportivo pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - Uniasselvi, Brasil.

Graduação em Educação Fí­sica pela Faculdade Estácio de São Luí­s

Diogo Matheus Barros da Silva, Faculdade Estácio de São Luí­s.

Especialização em andamento em Treinamento Desportivo pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - Uniasselvi, Brasil.

Graduação em Educação Fí­sica pela Faculdade Estácio de São Luí­s

Ester da Silva Caldas, Faculdade Estácio de São Luí­s.

Especialização em andamento em Treinamento Desportivo pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - Uniasselvi, Brasil.

Graduação em Educação F­sica´pela Faculdade Estácio de São Luí­s

Ezequias Rodrigues Pestana, Universidade Ceuma. Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

Mestrado em Saúde do adulto e da criança pela Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

Graduação em Educação Fí­sica pela Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

Marlon Lemos de Araújo, Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil. Faculdade Estácio de São Luí­s.

Doutorado em andamento em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

Mestrado em Saúde Materno-infantil pela Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

Professor do curso de Educação Fí­sica da Faculdade Estácio de São Luís, MA, Brasil.

Especialização em Engenharia Corporal pela Universidade Veiga de Almeida, UVA/RJ, Brasil.

Graduação em Educação Fí­sica pela Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

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Publicado
2017-09-10
Como Citar
Jesus, R. J. de, Miranda, B. L. G. de, Silva, D. M. B. da, Caldas, E. da S., Pestana, E. R., & Araújo, M. L. de. (2017). Estudos sobre a visão dos árbitros em relação às suas atuações na categoria de infantis, da modalidade de Futsal nos jogos escolares Maranhenses 2014. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 9(35), 422-428. Obtido de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/551
Secção
Artigos Cientí­ficos - Original