A importância da presença dos pais na iniciação desportiva: o caso do futebol

  • Marco Aurélio Gonçalves Nóbrega dos Santos Faculdade Estácio de Ourinhos, Ourinhos-SP, Brasil.
  • Éder Caetano Nogueira Faculdade Estácio de Ourinhos, Ourinhos-SP, Brasil.
Palavras-chave: Pais, Influência, Iniciação desportiva, Futebol

Resumo

A presença dos pais, a participação e os seus comportamentos são considerados fatores de extrema importância no processo de desenvolvimento dos filhos principalmente na infância e adolescência. O presente estudo teve como objetivo analisar qual a importância dos pais na vida desportiva dos seus filhos num projeto de iniciação desportiva de futebol. Participaram no estudo 15 pais que têm os seus filhos numa escola de futebol no município de Piraju-SP, com idades compreendidas entre os 7 a 12 anos. Esta pesquisa foi um estudo de abordagem única e no método transversal, na qual foi aplicado o Questionário Para Os Pais (Verardi, 2004). Os resultados revelaram ser muito satisfatório nos quais foi identificado que os pais estão realmente presentes em jogos de seus filhos e mantém um contacto muito bom em relação a conversas após os jogos e procurando explicar de forma coerente e incentivadora a seus filhos sobre competição, saber ganhar ou perder, a forma de como se comportar dentro do campo. O estudo revelou ainda que 43% dos pais se mantêm presentes nos dias de jogo, e muitos dizem que procuram mais desporto para que o seu filho tenha uma boa relação social com as restantes crianças. A maioria vê o desporto para o futuro, uma vez que 69% diz querer que o seu filho se torne jogador de futebol. Conclui-se que a participação dos pais na vida desportiva e social dos filhos tem uma importância muito relevante para o seu desenvolver no desporto e também no decorrer na sua vida.

Biografias Autor

Marco Aurélio Gonçalves Nóbrega dos Santos, Faculdade Estácio de Ourinhos, Ourinhos-SP, Brasil.

Professor e Coordenador dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura da Estácio - Unidade Ourinhos (SP). Doutorando em Educação Fí­sica pela USJT/SP.

Éder Caetano Nogueira, Faculdade Estácio de Ourinhos, Ourinhos-SP, Brasil.

Graduado em Bacharelado em Educação Fí­sica da Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos-SP

Referências

-Almeida, D.; Souza, R.M. A influência dos pais no envolvimento da criança com o esporte durante a Iniciação Esportiva no futebol em uma escolinha de Campo Bom-RS. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. V. 8, n. 30, p. 256-268, 2016. Disponível em: <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/422>

-Bittencourt, A.L.C. Futebol e futsal: A influência dos pais na escolha das modalidades esportivas dos filhos. Criciúma. Outubro de 2011.

-Cardoso, M. F. S. Para uma teoria da competição desportiva para crianças e jovens: um estudo sobre os conteúdos, estruturas e enquadramentos das competições para os mais jovens em Portugal. Tese de Doutorado. Faculdade de Desporto. Universidade do Porto. Portugal. 2007.

-Chagas,G.P. Universidade do futebol: A formação acadêmica para treinadores de futebol: Ter ou não ter o diploma? 2015. Disponível em: <http://universidadedofutebol.com.br/a-formacao-academica-para-os-treinadores-de-futebol-ter-ou-nao-ter-o-diploma/> acesso em 02/12/2016.

-Côté, J. The influence of the family in the development of talent in sport. The Sport Psychologist. Núm. 13. p. 395-417. 1999.

-Ferreira, R.M.; Morais, L.C. Influência da família na primeira fase de desenvolvimento da carreira de nadadores medalhistas olímpicos brasileiros. Revista Motricidade. Vol. 8. Núm. 2. p. 42-51. 2012.

-Filgueira, F.M. Objetivo dos pais em relação à prática do futebol na iniciação. Revista Mineira de Educação Física. Viçosa. Vol. 13. Núm. 1. p. 96-110. 2005.

-Filgueira, F. M.; Schwartz, G. M. Torcida familiar: a complexidade das inter-relações na iniciação esportiva ao futebol. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto. Vol. 7. Núm. 2. p. 245-253. 2007.

-Freire, J.B. Pedagogia do esporte. In Moreira, W. W.; Simões, R. (Orgs.). Fenômeno esportivo no início de um novo milênio. Piracicaba: Unimep, 2000.

-Granados, S. R.; Guuzmán, G. M. E.; Sánchez, M. L. Z. El comportamiento de los padres en el deporte. Retos. Nuevas tendencias en Educación Fisica, Deporte y Recreación. Vol. 1. Núm. 15. p. 29-34. 2009.

-Guerra R.P.A.; Souza M.J. Fatores que influenciam a não profissionalização de jovens talentos no futebol, Revista brasileira de futebol. Vol. 1. Núm. 2. p. 30-37. 2008.

-Hirota, V.B.; Lima, D.A.; Verardi, C.E.L.; De Marco, A. Iniciação, competição e agressão: manifestações emocionais em jogadores de futebol nas categorias base de clubes amadores da Cidade de São Paulo. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. Vol. 8. Núm. 2. 2009.

-Matos, D.C. Práticamotivacional em crianças e adolescente para a prática de futebol, EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires. Año 16. Núm. 159. 2011.

-Mutti, D. Da Iniciação ao alto nível. 2ª edição. p. 17-São Paulo: Phorte. 2003.

-Oliveira,A.M. Considerações acerca da competição durante o processo de iniciação esportiva.2007. Disponível em: <http://universidadedofutebol.com.br/consideracoes-acerca-da-competicao-durante-o-processo-de-iniciacao-esportiva> acesso em05/12/2016.

-Palmieri, M.W.A.; Branco, A.U. Educação Infantil, cooperação e competição: análise micro genética sob uma perspectiva sociocultural; Microgênese da cooperação e competição na Educação Infantil. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), Vol. 11. Núm. 2. 2007.

-Pavan, M.P.; Segal, V.L. Pequenos inconformados: Uma breve explicação sobre a frustração infantil. 2016. Disponível em <https://acaminhodamudanca.wordpress.com/textos-1/infancia/pequenos-inconformados-uma-breve-explicacao-sobre-a-frustracao-infantil/>acesso em 23/11/2016.

-Rebustini, F. Interferência dos fatores externos sobre os estados de humor em jovens atletas de voleibol. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho.2005.

-Verardi, C.E.L.; De Marco, A. Iniciação Esportiva: A Influência dos pais, professores e técnicos. Arquivos em Movimento. Vol. 4. Núm. 2. 2008.

-Vieira, M.R.; e colaboradores. Influência da Família no Processo de Ensino Aprendizagem, disponível em <http://www.seduc.mt.gov.br/Paginas/Influencia-da-Familia-no-Processo-de-Ensino-Aprendizagem--.aspx>. Acesso em 22/11/2016.

-Weber, L.N.D.; Brandenburgo, O.J.; Viezzer, A.P. A relação entre o estilo parental e o otimismo da criança. Psico-USF. Vol. 8. Núm. 1. p. 71-79. 2001.

Publicado
2018-11-29
Como Citar
Gonçalves Nóbrega dos Santos, M. A., & Nogueira, Éder C. (2018). A importância da presença dos pais na iniciação desportiva: o caso do futebol. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 10(39), 392-398. Obtido de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/529
Secção
Artigos: Edição Especial