A influência do futsal nas posições dos atletas de futebol do Santos futebol clube
Resumo
O artigo tem como objetivo analisar a influência do futsal nas posições dos jogadores de futebol. Compuseram a amostra 67 participantes dos 13 aos 17 anos, dos escalões sub 15 e sub 17 do Santos Futebol Clube. Para a recolha dos dados aplicou-se um formulário. Levantou-se de entre os atletas inquiridos que 95,5% praticaram futsal; no que diz respeito à média de prática de futsal, não se verificou uma diferença significativa entre as categorias, mantendo-se uma média de 4 anos e meio; em relação ao nível que foi praticado o futsal, a maioria com 71,9% participou em campeonatos organizados pelas federações de cada estado; apenas 25% jogavam a nível escolar e apenas 3,1% por lazer; 41,3% jogaram futsal na posição de extremo; 31,7% fixo; enquanto 27% pivot; a média de prática no futebol no sub 15 foi de 5.8 anos, enquanto no sub 17 foi de 7,2 anos; em relação à posição no futebol, 46,3% são médios; 19,4% laterais; 19,4% atacantes; apenas 14,9% são defesas. Concluiu-se que embora uma boa parte dos participantes se tenha iniciado no futsal, a maioria competiu a nível federado e tendo havido a transição do futsal para o futebol, a maioria destes iniciantes ocupava uma posição de meio campo, sendo que os restantes se dividiam em lateral , avançado e uma pequena parte defesa, evidenciando uma tendência de jogadores iniciantes no futsal jogarem futebol em posições que requerem mais recursos téc-nicos para a prática da modalidade.
Referências
- Fonseca, C. Futsal: o berço do futebol brasileiro. São Paulo. Aleph. 2007.
- Freire, J.B. Pedagogia do Futebol. Campinas. Autores Associados. 2006.
- Greco, P. J. Iniciação Esportiva Universal: Da Aprendizagem Motora ao Treinamento Técnico. Belo Horizonte. Ed. UFMG. 2007.
- Santana, W. C. Futsal: apontamentos pedagógicos na iniciação e na especialização. Campinas. Autores Associados. 2008.
- Santos Filho, J. L. A. Manual de Futebol. São Paulo. Phorte. 2002.
- Voser, R. C. Futsal: Princípios técnicos e táticos. Rio de Janeiro. Sprint. 2001.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).