O nível de conhecimento tático declarativo dos alunos de uma equipa escolar de futsal de Fortaleza
Resumo
Este estudo quantitativo, descritivo e transversal objetivou verificar o nível de conhecimento tático declarativo de alunos nas categorias sub 13, sub 15 e sub 17 de uma equipa escolar de Futsal de Fortaleza, em relação as organizações estruturais e o conhecimento sobre Futsal. O instrumento de recolha utilizado foi o Protocolo de Balzano e Oliveira (2013): Proposta de avaliação do nível de conhecimento tático declarativo e tomadas de decisões, dentro das capacidades coletivas de ataque e defesa no futsal, composto por 20 questões sobre os sistemas táticos. A Análise dos resultados foi obtida através do Microsoft Excel® 2013. Ao analisar todos os sujeitos da investigação, os resultados apontaram que as três categorias, tem bom conhecimento sobre a organização 2,2, sub 13 e sub 15 compreendem pouco o sistema 3, 1 e 4,0, já a sub 13 tem dificuldades em conceber o sistema 0,5. O sub 17 obtém uma boa compreensão dos sistemas 3,1 e 4,0 e uma grande percepção do 0,5 e o sub 15 compreende razoavelmente o sistema 0,5. Espera-se que esta investigação possa estimular novos estudos na área e servir de base como referencial teórico para as ações da formação proposta pelos professores.
Referências
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