Análise de scout de uma equipa profissional de Futsal no campeonato catarinense

  • Daniel Petreca Universidade do Contestado, Campus Mafra. Núcleo de Educação Fí­sica. Núcleo de Pesquisa em Saúde Coletiva/NUPESC
  • Mário César Garcia Mafra Futsal
  • Luiz Eduardo Petreça Mafra Futsal
  • Sandro Colvero Mafra Futsal
  • Ademir Flores Universidade do Contestado, Campus Mafra. Núcleo de Educação Fí­sica. Núcleo de Pesquisa em Saúde Coletiva/NUPESC
Palavras-chave: Scout, Fundamentos técnicos, Estatística, Análise de dados

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar as ações individuais ocorridas em jogos de uma equipa profissional no Campeonato de Futsal da 1ª Divisão de Santa Catarina. Para tal, foram analisados ​​26 jogos (12 atletas de campo e 3 guarda-redes). Para verificar ações individuais realizadas no jogo foi utilizado um scout. Foram medidos para os atletas de linha: desarme (com posso e sem posse) e finalizações (certas e erradas); para os guarda-redes foram mesuradas finalizações (certas e erradas) e ligações diretas (com o pé e com a mão). Além disso, foram marcados golos marcados e tempo total de jogo de cada atleta. Para análise dos dados foi utilizada a estatística descritiva e inferencial. Os atletas apresentaram uma média de idades de 24,3 (DP=4,0) anos. Foram obtidos valores médios de 32,1 desarmes com posse, 37,2 desarmes sem posse, 14,4 remates certos, 25,5 remates falhados e 39 passes falhados para os atletas de linha. Para os guarda-redes, foram verificados 1,5 remates certos, 2,4 remates falhados, 4,8 ligações diretas com o pé e 3,8 ligações diretas com a mão. Em 26 jogos foram marcados 83 golos pró com uma média 3,2 golos. Não se verificou significância estatística significativa entre as ações individuais e o resultado dos jogos (vitória, empate e derrota). Em relação ao tempo em quadra dos atletas, a média foi de 16,5 minutos para os jogadores de campo e de 16,6 minutos para os guarda-redes. As informações obtidas são de primordial importância para o planeamento físico, técnico e tático de uma equipa.

Referências

-Balzano, O. N.; Leite, W. S. S.; Santos, R. R. Determinação da eficiência coletiva ofensiva no futsal de alto rendimento. RBFF-Revista Brasileira de Futsal e Futebol. Vol. 6. Núm. 21. 2014. Disponível em: <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/265/232>

-Brasil. 2015 Diagnóstico Nacional do Esporte. Ministério do Esporte do Brasil. Disponível em: <http://www.esporte.gov.br/diesporte/index.html>. Acesso em: julho de 2016.

-Braz, J. Organização do jogo e do treino em futsal. Estudo acerca das concepções de treinadores de equipes de rendimento superior de Portugal, Espanha e Brasil. Dissertação de Mestrado. FCDEF-UP. 2006.

-Braz, T. V.; Spigolon, L. M. P.; Borin, J. P. Characterization of exercises and methods of practical influence in training of professional soccer players. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Vol. 34. Núm. 2. p. 495-511. 2012.

-Cunha, G. A.; Souza, P. R. C.; Abras, D. R; Backes, R. M.; Costa, V. T. Análise das variáveis de ataque e finalização na modalidade futsal: comparação entre as categorias e adulta. Coleção e Pesquisa em Educação Física. Vol. 8. Núm. 5. 2009.

-Dictionary. 2016. Dictionary in English. Disponível em: www.dicitionary.com. Acesso em: julho de 2016.

-Drubscky, R. Universo tático do futebol. Belo Horizonte. Editora Health. 2003.

-Fonseca, G.M. Futsal: treinamento para goleiros. Rio de Janeiro: Sprint, 1998.

-Godik, M.A. Futebol: Preparação dos Futebolistas de Alto Nível. Londrina: Editora Grupo Palestra Sport. 1996

-Gomes, A.C.; Souza, J. Futebol. Treinamento Desportivo de Alto Rendimento. Porto Alegre: Artmed, 2008.

-Leitão, R.A.A. Analises Qualitativas e Quantitativas para Verificação e Modulação de Padrões e Sistemas Complexos em Jogos. Conexões. Vol. 2. Núm. 2. 2007.

-Mata Fernandes, R. M. R.; de Souza, P. R. C. Caracterização Das Finalizações Em Jogos De Futsal: Um Estudo Comparativo Entre As Equipes Europeias E Sul-Americanas Na Copa Do Mundo De 2008.

-Miloski, B.; Pinho, J. P.; De Freitas, C. G.; Marcelino, P. R.; De Arruda, A. F. S. Quais ações técnico-táticas realizadas durante as partidas de futsal podem discriminar o resultado de vitória ou derrota?. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. Vol. 28. Núm. 2. p. 203-209. 2014.

-Morais, M. L. Pedagogia do treinamento: estudo da relação entre a média de chutes em direção ao gol e os resultados da copa do mundo de futsal na Tailândia em 2012. TCC do Curso de Educação Física da Universidade Federal do rio Grande do Sul. 2015.

-Pittoli, T. E. M. Scout no futsal: o que os números mostram sobre o jogo. TCC. Rio Claro.2008.

-Reilly, T. An ergonomics model of the soccer training process.Journal of sports sciences. Vol. 23. Núm. 6. p. 561-572. 2005.

-Ramos Filho, L. A. O.; Alves, D. M. Análise do scout individual da equipe profissional de futebol do Londrina Esporte Clube no Campeonato Paranaense de 2003.Revista Treinamento Desportivo. Vol. 7. Núm. 1. 2006.

-Santana, W. C.; Ribeiro, D. A. Idades de início de atletas de futsal de alto rendimento na prática sistemática e em competições federadas da modalidade. Revista Pensar a Prática. Vol. 13. Núm. 2. p. 1-17. 2010.

-Silva, E. M. N.; Borfe, L.; Burgos, L. T. Análise do nível técnico dos goleiros da ASSAF- Associação Santa-Cruzense de Futsal no Campeonatosérie Ouro do Estado do Rio Grande do Sul em 2012. Cinergis. Vol. 13. Núm. 4. p. 20-25. 2013.

-Simões, C.H. Jogando contra goleiro linha. Madri, ESP.: 2006.Disponível em: Acesso em: setembro de 2012.

-Soares, B. H.; Tourinho Filho, H. Análise da distância e intensidade dos deslocamentos, numa partida de futsal, nas diferentes posições de jogo. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. Vol. 20. Núm. 2. p. 93-101. 2006.

-Thiess, G.; Tschiene, P.; Nickel, H. Teoria y metodología de la competición deportiva. Barcelona. Paidotribo. 2004.

-Thomas, J. R.; Nelson, J. K.; Silverman, S. J. Métodos de pesquisa em atividade física. 5ª edição. Porto Alegre. Artmed. 2007.

-Vicari, P. R. A transição do futebol de salão para o futsal: um percurso histórico no Rio Grande do Sul. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano. 2015.

Publicado
2017-09-08
Como Citar
Petreca, D., Garcia, M. C., Petreça, L. E., Colvero, S., & Flores, A. (2017). Análise de scout de uma equipa profissional de Futsal no campeonato catarinense. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 9(34), 265-272. Obtido de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/498
Secção
Artigos Cientí­ficos - Original

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)