Quantificação da incidência e eficiência dos contra-ataques da equipa do Grêmio recreativo Barueri categoria sub 20 no campeonato estadual de Futsal 2008
Resumo
O objetivo deste trabalho é quantificar a incidência de contra-ataques e verificar a eficiência de cada um deles para a equipa sub 20 do Grêmio Recreativo Barueri no campeonato estadual de futsal 2008. Participaram na pesquisa 16 adolescentes do sexo masculino, com idade média de 19 ,8 ± 0,9, com uma média de altura de 1,77 ± 0,5, com um peso médio de 76,5 ± 6,8 sendo todos elementos da equipa sub 20 do Grêmio Recreativo Barueri. Os resultados apontaram que houve 256 contra-ataques em 23 jogos, 120 a jogar no seu próprio ginásio e 136 a jogar fora. Já em relação ao número de golos realizados em virtude das ações de contra-ataques foram 45, sendo 16 golos a jogar em casa e 29 golos a jogar fora de casa, com uma média de 1,95 golos por jogo. Concluímos que o contra-ataque é incidente nos jogos de futsal de alto rendimento. Os resultados encontrados tanto de incidência como de número de golos marcados derivados de acções de contra-ataque permitiram-nos diagnosticar que o tipo assistido pelo jogador de campo se revelou mais incidente e resultou num maior número de golos do que do tipo individual.Referências
- Bello Junior, J. R. O jogo de futsal técnico e tático na teoria e na prática. Curitiba: Expoente, 1999.
- Ferreira, P. Caracterização da finalização em equipes de futsal. Disponível em http://www.futsalpor-tugal.net/monografia.pdf. Acesso em: 10.09.2008.
- Mutti, D. Futsal: da iniciação ao alto nível. São Paulo. Hemus Editora. p. 50-53. 1999.
- Santana, W. C.; Garcia, O. B. A incidência do contra-ataque em jogos de futsal de alto rendimento, 2007. Disponível em <http://www.pedagogiadofutsal.com.br/artigo_009.asp>. Acessado em 11.06.2008.
- Santana, W. C. A lógica interna do futsal e o jogo de transição. In: Futsal: apontamentos pedagógicos na iniciação e na especialização. Campinas. Autores Associados. p. 73-75. 2004.
- Silva, M.; Costa, F.; Souza, P.; Greco, P. J. Ações ofensivas no futsal: uma comparação entre as situações de jogo organizado, de contra-ataque e de bola parada. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto. Porto. ano 4. Núm. 2, p. 199. 2004.
- Voser, R. C. Futsal: princípios técnicos e táticos. Rio de Janeiro. Sprint. 2001.
- Voser, R. C.; Giusti, J. G. O futsal e a escola: uma perspectiva pedagógica. Porto Alegre: Editora Artmed. p. 41-45. 2002.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).