Reconhecimento das marcas patrocinadoras das equipas de Futebol Brasileiro

  • Giovani Blasi Martino Lanna Faculdade Presidente Antônio Carlos de Visconde do Rio Branco (FUPAC VRB); Visconde do Rio Branco/MG
  • Filipe Gomide Carelli Departamento de Educação Física (DES) - Universidade Federal de Viçosa (UFV); Viçosa/MG
  • Wellington Augusto Lelis David Departamento de Educação Fí­sica (DES) - Universidade Federal de Viçosa (UFV); Viçosa/MG
  • Luma de Oliveira Comini Departamento de Nutrição e Saúde (DNS) - Universidade Federal de Viçosa (UFV); Viçosa/MG
  • Ítalo Bartole Resende Departamento de Educação Fí­sica (DES)- Universidade Federal de Viçosa (UFV); Viçosa/MG
Palavras-chave: Marketing, Marca, Adepto

Resumo

O futebol é uma das maiores paixões dos brasileiros e os factos que rodeiam este desporto são constantemente propagados nos diversos meios de comunicação. A vasta divulgação do desporto desperta o interesse de muitas empresas para quererem ligar a sua marca a uma determinada equipa de futebol com vista a maximizar os seus retornos de exposição, imagem e vendas. O presente estudo teve como objetivo verificar o reconhecimento das marcas patrocinadoras das equipas de futebol brasileiras na perceção dos adeptos. O público-alvo do estudo foi constituído por estudantes universitários selecionados por amostragem não probabilística por conveniência, totalizando 126 estudantes. A recolha de dados foi realizada através de um questionário, no mês de junho de 2015, que foi respondido através de entrevista pessoal e individual. Os resultados demonstraram que 28,3% dos inquiridos não são adeptos de nenhuma equipa e 71,7% são adeptos de alguma equipa. Considerando apenas a parcela dos inquiridos que apoia alguma equipa, 28,9% não reconhece nenhuma marca patrocinadora da equipa que apoia e 71,1% reconhece. Observa-se que a maior fatia dos adeptos reconhece as marcas patrocinadoras da equipa de futebol. Conclui-se que quando o indivíduo apoia alguma equipa de futebol há um reconhecimento considerável das marcas patrocinadoras

Referências

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Publicado
2016-12-26
Como Citar
Lanna, G. B. M., Carelli, F. G., David, W. A. L., Comini, L. de O., & Resende, Ítalo B. (2016). Reconhecimento das marcas patrocinadoras das equipas de Futebol Brasileiro. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 9(32), 32-36. Obtido de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/436
Secção
Artigos Cientí­ficos - Original