Futebol: avaliação técnico/tática em atletas de escalões de formação
Resumo
Objectivos: Confrontar o desempenho técnico/táctico dos atletas dos escalões de sub15 com os dos sub 17 e confrontar o desempenho técnico/táctico das funções no futebol. Amostra: Os testes foram realizados com onze atletas dos escalões de sub 15 e sub 17 das equipas de formação do Ferroviário Atlético Clube, nos dias 10 e 17 de junho de 2013. Métodos: Os testes foram retirados do artigo "Proposta de avaliação técnico/tática para atletas de escalões de formação no futebol", de Balzano e colaboradores (2014). As avaliações foram realizadas nos dias 10 e 17 de junho de 2013, no horário das 13h30 às 15h00. No dia 10/6 foi realizado o teste 1,2 e 3. No dia 17/6 foi realizado o teste 4 com ausência de dois jogadores da categoria sub 15. A ordem para a realização das avaliações foi alfabética. Todos os atletas recebiam a informação de como fazer a atividade e qual seria o objetivo, antes de cada teste. Resultados: Os resultados obtidos em todos os testes foram que a categoria sub 17 superou a sub 15. Em relação ao confronto de posições os meios campos destacaram-se. O teste 4 demonstrou com mais realidade o desempenho e a característica dos jogadores numa partida. Conclusões: Esta investigação pretende colaborar com as equipas de formação e as suas comissões técnicas no processo de seleção e avaliação dos seus atletas.
Referências
-Arruda, M.; Bolaños, M. A. C. Treinamento para jovens futebolistas. São Paulo. Phorte. 2010.
-Balzano, O. N.; Vieira, F. O.; Costa R. B. F.; Lopes, I. E. Proposta de treinamento integrado de futsal e futebol, na formação desportiva do atleta de futebol de campo na categoria sub 15 anos. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires. Año 15. Núm. 162. 2011.
-Balzano, O. N.; Oliveira, A.C. A.; Lopes, I. E; Pereira Filho, J. M. “Proposta de treinamento integrado de futsal e futebol, na formação desportiva do atleta de futebol de campo na categoria sub 17 anos”. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires. Año 16. Núm. 164. 2012.
-Balzano, O. N.; Sousa, G.W.S.; Morais, P.H.N.; Braga, Í.N. Proposta de avaliação técnico-tática para atletas de categorias de base no futebol. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires. Año 19. Núm. 192. 2014.
-Cruyff, J. Futebol Total. Tradução: Marcos de Castro e J. Campelo. Nova Fronteira. Rio de Janeiro.1974.
-Drubscky, R. O universo tático do futebol: escola brasileira. Belo Horizonte. Health. 2003.
-Freitas, F.M.S.; Balzano, O.N. Estudo das abordagens no processo de ensino-aprendizagem-treinamento das equipes do futebol cearense na categoria sub 15. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires. Año 15. Núm. 166. 2012.
-Frota, N.T. A importância da Tática individual. Universidade do Futebol. Revista Digital. São Paulo. Universidade do Futebol. 2012.
-Oliveira, E. M.; Balzano, O. N. Proposta de treinamento da tática individual na formação de atletas de futebol. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires. Año 18. Núm. 190. 2014.
-Paoli, P. B; Silva, C. D; Soares, A. J. G. Tendência atual da detecção, seleção e formação de talentos no futebol brasileiro. Rev Bras Futebol. Vol. 1. Núm. 2. p. 38-52. 2008.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).