Perfil antropométrico da flexibilidade e da impulsão vertical de atletas de futsal nas categorias sub-15 e sub-17 das escolinhas de Lebon Régis-SC

  • Julio Cesar Gomes Programa de Pós Graduação Lato Sensu da Universidade Gama Filho em Futebol e Futsal: As Ciências do Esporte e a Metodologia do Treinamento. Graduação em Educação Fí­sica - Universidade do Contestado Campus de Caçador (UnC) - SC
  • Rodrigo Machado Sordi Programa de Pós Graduação Lato Sensu da Universidade Gama Filho em Futebol e Futsal: As Ciências do Esporte e a Metodologia do Treinamento. Graduação em Educação Fí­sica - Universidade do Contestado - Campus de Caçador (UnC) - SC
  • Rafaela Liberali Programa de Pós Graduação Lato Sensu da Universidade Gama Filho em Futebol e Futsal: As Ciências do Esporte e a Metodologia do Treinamento
  • Roberto de Almeida Programa de Pós Graduação Lato Sensu da Universidade Gama Filho em Futebol e Futsal: As Ciências do Esporte e a Metodologia do Treinamento
Palavras-chave: Futsal, Antropometria, Aptidão física, Desporto

Resumo

O objetivo é identificar o perfil do desempenho motor de atletas de futsal masculino, nas categorias sub 15 e sub 17. Para tal, recolheram-se medidas antropométricas (massa corporal, IMC) e de desempenho motor (testes, Banco de Welss ou sentar e alcançar e o teste de impulsão) de 15 atletas do sexo masculino. Não foram observadas diferenças significativas entre os jogadores nos testes realizados. Os resultados demonstraram dois grupos de atletas, nas variáveis ​​de peso, altura, IMC e flexibilidade, muito homogéneos, pois não apresentaram resultados estatisticamente significativos entre o grupo sub-15 e sub-17. A única variável que apresentou diferenças estatisticamente significativas entre os dois grupos foi a impulsão, demonstrando que não existem correlação entre flexibilidade e impulsão x peso, altura, IMC e idade. Assim, de acordo com os dados analisados, conclui-se que não existem diferenças entre as categorias sub-15 e sub-17 nas variáveis ​​antropométricas, apenas na impulsão.

Referências

- Almeida, G.T.; Rogatto, G.P. Efeitos do método pliométrico de treinamento sobre a força explosiva, agilidade e velocidade de deslocamento de jogadoras de futsal. Revista Brasileira Educação Física, Esporte, Lazer e Dança. Vol. 2. Núm. 1. p. 23-38. 2007.

- Ciryno, E. e colaboradores. Efeitos do treinamento de futsal sobre a composição corporal e o desempenho motor de jovens atletas. Revista Brasileira Ciência Movimento. Vol. 10. Núm. 1. p. 41-46. 2002.

- Cratty, B. Psicologia no Esporte. Rio de Janeiro. Prentice-Hall. 1984.

- Cunha, A.G.; Soares, R.A.; Mafra Júnior, H. Flexibilidade de jogadores de futsal de três categorias: Sub-12, Sub-14 e Sub-18. Revista Digital. Buenos Aires, Ano 13. Núm. 123. 2008. Disponível em: <http://www.revistadigital/artigoflexibilidade.html>. Acesso em 19 agosto 2009.

- Duarte, V. B. Estudo do perfil antropométrico de jogadores de Futebol de Salão da cidade de Santa Maria. Universidade Federal de Santa Maria. Dissertação de Mestrado. 1988.

- Generosi e colaboradores. Aspectos morfológicos observados em atletas profissionais de futebol e futsal masculino. Revista Brasileira Futsal e Futebol. São Paulo Vol. 1. Núm. 1. p. 10-20. 2009.

- Guedes, D. P.; Pinto, J.E.R. Manual prático para avaliação em Educação Física. São Paulo. Manole. 2006.

- Liberali, R. Metodologia Científica Prática: um saber-fazer competente da saúde à educação. Florianópolis. 2008.

- Queiroga, M.R., Ferreira, S.A.; Romanzini, M. Perfil antropométrico de atletas de futsal feminino de alto nível competitivo conforma a função tática desempenhada no jogo. Revista Brasileira Cineantropometria Desempenho Humano. Vol. 7. Núm. 1. p. 30-34. 2005.

- Santos, J. A. R. Estudo comparativo, fisiológico, antropométrico e motor entre futebolistas de diferente nível competitivo. Revista paulista de Educação Física. São Paulo. Núm. 13. p. 146-159. 1999.

- Singer, R. N. Psicologia dos esportes: mitos e verdades. Happer & Row do Brasil. 1977.

- Weineck, J. Fundamentos Gerais da Biologia do Esporte para Infância e Adolescência - Biologia do Esporte. São Paulo. Manole. 1991.

Publicado
2010-03-06
Como Citar
Gomes, J. C., Sordi, R. M., Liberali, R., & de Almeida, R. (2010). Perfil antropométrico da flexibilidade e da impulsão vertical de atletas de futsal nas categorias sub-15 e sub-17 das escolinhas de Lebon Régis-SC. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 2(4). Obtido de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/38
Secção
Artigos Cientí­ficos - Original