Análise cinemática do remate no futsal com diferentes aproveitamentos

  • Fernando Castro Feres Graduado na Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP
  • Daniel Coelho Centro Desportivo da Universidade Federal de Ouro Preto; Campus Morro do Cruzeiro, Bauxita, Ouro Preto, Minas Gerais
  • Runer Marson Laboratório de Biomecânica; Instituto de Pesquisa da Capacitação Fí­sica do Exército (IPCFEx), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
Palavras-chave: Fenómenos biomecânicos, Extremidade inferior dominante, Cinemática, Velocidade linear, Futsal

Resumo

Objetivo do estudo foi analisar e comparar os padrões cinemáticos do joelho e as velocidades lineares da coxa e perna no remate com o dorso do pé no futsal em relação aos remates com diferentes aproveitamentos, sendo estes os que acertaram (CA) ou não o alvo ( CNA). Participaram no estudo 18 estudantes universitários do sexo masculino. Utilizou-se uma câmara de filmar com a frequência de amostragem de 30Hz. Foram colocados marcadores passivos nos pontos anatómicos do membro inferior dominante. Cada participante realizou 10 remates. Foram analisados ​​três momentos T1 (fase de preparação), T2 (metade do movimento) e T3 (fase de execução). Na comparação entre o setor T1-T2 com o T2-T3 foram encontradas diferenças significativas (p<0,001), mas na comparação do segmento perna CNA não houve variação da velocidade linear. Assim o padrão de movimento que influenciou o remate foi velocidade linear da perna que não obteve um aumento durante o segundo setor.

Referências

-Amadio, A. C.; Serrão, J. C. Contextualização da biomecânica para a investigação do movimento: fundamentos, métodos e aplicações para análise da técnica esportiva. Revista Brasileira Educação Física Esporte. Vol. 21. p. 61-85. 2007.

-Barbieri, F. A.; Santiago, P. R. P.; Gobbi, L. T. B.; Cunha, S. A. Diferenças entre o chute realizado com o membro dominante e não-dominante no futsal: variabilidade, velocidade linear das articulações, velocidade da bola e desempenho. Revista Brasileira Ciência do Esporte. Vol. 29. Núm. 2. p. 129-146. 2008.

-Cunha, S. A. Análises Biomecânicas no Futebol. Motriz. Vol. 9. Núm. 1. p. 25-30. 2003.

-Enoka, R. M. Bases neuromecânicas da cinesiologia. 2ª edição. São Paulo. Manole, 2000.

-Garret, Jr.; Willian, E. A ciência do exercício e dos esportes. Porto Alegre. Artmed. 2003.

-Hamill, J.; Knutzen, K. M. Bases biomecânicas do movimento humano. 2ª edição. São Paulo. Manole. 2008.

-Magalhães Junior, W. J. Padrão cinemático do chute no futebol: Comparação entre indivíduos praticantes e não praticantes nas situações de descanso e exaustão. Dissertação Mestrado em Motricidade Humana Instituto de Biociências. Universidade Estadual Paulista. Rio Claro. 2003.

-Moreira, D.; Godoy, J. R. P.; Braz, R. G.; Machado, G. F. B.; Santos, H. F. S. Abordagem cinesiológica do chute no futsal e suas implicações clínicas. Revista Brasileira Ciência e Movimento. Vol. 12. Núm. 2. p. 81-85. 2004.

-Mutti, D. Futsal: da iniciação ao alto nível. 2ª edição. São Paulo. Phorte. 2003.

-Oliveira, R.B. Análise da perna dominante do chutar em crianças: Condições de bola parada e em movimento. Dissertação Mestrado Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. 2011.

-Santiago, P. R. P.; Moura, F. A.; Barbieri, F. A.; Lima Junior, R. S.; Cunha, S. A. Relação do padrão cinemático de movimento com desempenho do chute em cobranças de falta no futebol. Revista Brasileira de Biomecânica. Vol. 8. Núm. 15. 2007.

-Santos, P. C. R.; Barbieri F. A.; Gobbi, L. T. B. Relacionamento entre as variáveis da corrida de aproximação e da posição de pé de apoio com a velocidade da bola nos chutes com o membro dominante e não dominante. Revista Brasileira de Biomecânica. Vol.13. Núm. 26. 2012.

-Silveira, C. F. Efeito agudo de exercício prolongado na coordenação do chute do futsal. Dissertação Mestrado Departamento de Educação Física. Setor de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná. 2010.

-Tagliari, C. C. A Utilização aguda de dicas na performance do chute de precisão no futebol. Dissertação Mestrado em Comportamento Motor. Setor de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná. 2009.

-Teixeira, F. G. Comparações dos padrões cinemáticos de chutes realizados por participantes com 15 e 17 anos. Dissertação Mestrado em Motricidade Humana Instituto de Biociências. Universidade Estadual Paulista. Rio Claro. 2004.

-Teixeira, C. S.; Mota, C. B. Variáveis cinemáticas do membro inferior dominante e não dominante durante o chute. Revista Mineira Educação Física. Vol. 15. Núm. 2. p. 80-100. 2007a.

-Teixeira, C. S.; Mota, C. B. Variáveis biomecânicas do chute com o dorso do pé. Rev Digital. Ano. 11. Núm. 104. 2007b.

-Thomaz, T. Descrição e comparação de dois tipos de chute no futebol feminino através de variáveis angulares. Dissertação Mestrado. Motricidade Humana Instituto de Biociências. Universidade Estadual Paulista. Rio Claro.2005.

Publicado
2016-11-15
Como Citar
Feres, F. C., Coelho, D., & Marson, R. (2016). Análise cinemática do remate no futsal com diferentes aproveitamentos. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 9(32), 8-15. Obtido de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/363
Secção
Artigos Cientí­ficos - Original