Incidência dos contra-ataques da Associação Concordiense de Futsal na Liga Nacional 2013
Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar a incidência de contra-ataque da Associação Concordiense de futsal Liga nacional 2013. Foi observada uma amostra 5 (cinco) jogos da fase final da Liga através de vídeo dos jogos do Concordia futsal, gravados em dvd pelo canal de televisão sportv. Como instrumento de recolha de dados foi elaborado "SCOUT" específico que consiste em quantificar qual linha defensiva acontece o maior numero de desarmes ou interceção de bola para criação de contra-ataque, qual vantagem numérica é criada em maior numero e quantidade de contra-ataque que resulta em golo ou não. Após a obtenção dos resultados verificou-se que de um total de 40 contra-ataques, 60% destes foram desarmados ou interceptados na linha 4 defensiva, que as maiores vantagens criadas foram 3x2 e 2x1 com 45% e 32,5% respectivamente e que 80% deles não resultaram em golo. Desta forma pode-se concluir que estas ações são bastante expressivas numa partida, no entanto ainda não são bem aproveitadas na conversão em golos, pois apenas 20% dos contra-ataques aplicados nas partidas terminam em golo, sendo um aproveitamento baixo na incidência de golos .Referências
-Andrade, M. X. Futsal: Inicio, Meio e Finalidade: Noções sobre preparação física, tática e técnica. Marechal Cândido Rondon. 2010.
-Andrade Junior, J. R. Futsal: Aquisição, Iniciação e Especialização. Curitiba. Juruá. 2007.
-Bello Junior, N. A ciência do esporte aplicada ao futsal. Rio de Janeiro. Sprint. 1998.
-Garganta, J. O ensino dos jogos desportivos colectivos. Perspectivas e tendências. Movimento. Porto Alegre. Ano 4. Vol. 1. Núm. 8. p. 19-26. 1998.
-Gil, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6ª edição. São Paulo. Atlas. 2008.
-Santana, W. C. Futsal: apontamentos pedagógicos na iniciação e na especialização. Campinas. Autores Associados. 2004.
-Santana, W. C.; Garcia, O. B. A incidência do contra-ataque em jogos de futsal de alto rendimento. Pensar a Prática. Vol. 10. Núm. 1. 2008.
-Silva, M.; e colaboradores. Ações ofensivas no futsal: uma comparação entre as situações de jogo organizado, de contra-ataque e de bola parada. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto. Porto. Vol. 4. Núm. 2. p. 199. 2004.
-Marchi, R. V.; Silva, C. E. O.; Scramin, L. R. R.; Chiminazzo, J.G. C.; Incidência de gols resultantes de contra-ataques de equipes de futsal. Faculdade de Educação Física. Veris/IBTA/Metrocamp. Campinas. 2010.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).