O desenvolvimento da inteligência corporal cinestésica através da modalidade de capoeira no primeiro ano do Ensino Secundário
Resumo
Introdução: Para o presente estudo foi utilizada a Capoeira, uma luta disfarçada em dança e desenvolvida sob a forma de jogo, como ferramenta para o desenvolvimento da Inteligência Corporal Cinestésica. Objectivo: No sentido de verificar a alteração da inteligência dos alunos do Ensino Secundário, durante as aulas de Educação Física Escolar, numa instituição de ensino particular. Materiais e Métodos: Assim sendo, foram aplicadas três autoavaliações através de um questionário fechado, pela seguinte ordem: no final da primeira aula, da quarta aula, e da oitava aula. Para verificar tal alteração, recorreu-se à Escala de Perceção Subjetiva da Aprendizagem elaborada por Barros (em publicação). Resultado e Discussão: Após a aplicação do questionário, verificou-se um pequeno desenvolvimento da Inteligência Corporal Cinestésica. A sensação deveria refletir o quão ele foi capaz de compreender, executar e relacionar o exercício com o conhecimento adquirido, combinando as sensações das capacidades coordenativas; de coordenação motora e de equilíbrio. Não havendo qualquer preocupação com as variáveis das capacidades condicionantes, sem antes ocorrer à aprendizagem da ação motora. Embora seja uma medida subjetiva, a escala de aprendizagem revela uma estimativa muito boa da compreensão dos conteúdos. Conclusão: Contudo, estudos relacionados com as Inteligências Múltiplas ainda são pouco discutidos na literatura científica, sobretudo, quando considerados a partir do método quantitativo. Logo se espera com este estudo despertar mais investigação quantitativa, sobre a relação entre a Capoeira e as Inteligências Múltiplas.Referências
-Barros, K. F. Capoeira na Educação Infantil: Teoria de Ensino e Atividades Práticas. São Paulo. Phorte. 2012.
-Barros, K. F. (em publicação). Saúde na Escola: Intervenções pedagógicas para a aquisição de um estilo de vida saudável.
-Brasil. Parâmetros Curriculares Nacionais. v. 7 educação física, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília. MEC.1998.
-Brasil. Cadernos da TV Escola: Múltiplas Inteligências na Pratica Escolar. Secretaria de Educação a Distância. Brasília. MEC. 1999.
-Brasil. Lei n ̊ 10.639 de 09 de janeiro de 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil/LEIS/2003/L10.639.htm Acesso: 03/07/2014.
-Fonseca, J. S.; Viana, H. B.; Galatti, L. R. Rangel, N. B. C. Inteligências Múltiplas e a capoeira. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires. Año 17. Núm. 171. 2012.
-Gardner, H. Estruturas da Mente: A Teoria das Inteligências Múltiplas. Porto Alegre. Artes Médicas Sul. 1994.
-Instituto Do Patrimônio Histórico E Artístico Nacional. Capoeira se torna patrimônio cultural brasileiro. Disponível em: < http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do?id=13983&sigla=Noticia&retorno=detalheNoticia> Acesso em 02/07/2014.
-Manhães, F. C.; Souza, C. H. M.A estimulação da inteligência corporal cinestésica no desenvolvimento psicomotor na prática da Educação Física escolar.EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires. Año 13. Núm. 124. 2008.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).