Fator local e sua influência no Futebol: Análise quantitativa do Campeonato Brasileiro Série A

  • Rodrigo Carlet Universidade Estácio de Sá
Palavras-chave: Futebol, Mandante, Visitante, Fator local

Resumo

Introdução: Diversos são os motivos que influenciam no resultado final de uma partida de futebol. O fator local é bastante discutido como sendo um dos grandes responsáveis pelo éxito de uma equipe. Objetivo: Nossos objetivos foram analisar a influência do fator local no resultado de uma partida de futebol; verificar qual o diferencial na conquista de um campeonato; e comparar o desempenho como mandante e visitante dos campeões e vice-campeões. Materiais e Métodos: Contabilizamos todos os resultados dos Campeonatos Brasileiros da Série A de 1971 a 2013. Resultados e Discussão: Os resultados encontrados nos mostram que em 97,6% dos quarenta e três campeonatos analisados, o fator local representou em maior quantidade de vitórias para as equipes mandantes, podendo o fator local ser um instrumento significativo no éxito em partidas de futebol. Posteriormente, comparamos os aproveitamentos dos campeões e dos vice-campeões na totalidade das temporadas: atuando fora de casa, 65,1% para as equipes campeãs contra 34,1% das segundas colocadas; e atuando em seus domí­nios, 72% contra 28%, respectivamente. Acreditamos que, o futebol atual exige que uma equipe que almeja ao tí­tulo busque e obtenha sempre o melhor desempenho em ambos os domí­nios. Conclusão: Então, acreditamos que o fator local influencia diretamente no resultado de uma partida de futebol. Sendo assim, com essas enormes vantagens, e um equilí­brio quando analisadas as temporadas isoladas, acreditamos que a equipe que conseguir somar o maior número de pontos fora de seus domí­nios apresenta-se como grande favorito à conquista do tí­tulo.

Biografia Autor

Rodrigo Carlet, Universidade Estácio de Sá

Estudante de Pós-Graduação em Futebol e Futsal: Ensino -Aprendizagem-Treinamento.

Referências

-Almeida, L.G.; Oliveira, M.L.; Silva, C.D. Uma Análise da Vantagem de Jogar em Casa nas Duas Principais Divisões do Futebol Profissional Brasileiro. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. São Paulo. Vol. 25. Num. 1. 2011.

-Becker Júnior, B. Manual de Psicologia do Esporte & Exercício. Porto Alegre. Editora Nova Prova. 2000

-Bompa, T.O. Periodização: Teoria e Metodologia do Treinamento. São Paulo. Editora Phorte. 2002.

-Carlet, R. Feedback Extrínseco e Sua Expressão No Futebol de Base. TCC apresentada à Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. p. 19. 2012.

-Cunha, O. Dossiê -Unificação dos Títulos Brasileiros a partir de 1959. 2011.

-Dennis, P.; Carron, A. Strategic Decision of Ice Hockey Coaches as a Function of Game Location. Journal of Sports Sciences. Vol. 25. p. 1541-1545. 1999.

-Drubscky, R. O Universo Tático do Futebol: Escola Brasileira. Belo Horizonte. Editora Health. 2003.

-Globo Esporte. Futpédia. Disponível em: http://www.globoesporte.com/futpedia. Acesso de20/03/2014 a 05/10/2014.

-Junior, D.R. Análise Estatística de Jogos de Basquetebol: O Fator “Mando de Jogo”. Revista Digital. Buenos Aires. Ano 8. Num. 54. 2002.

-Matos, M.B.R. A Evolução do “Factor Casa” e a Percepção dos Jogadores de Futebol das Principais Divisões Portuguesas Face aos Factores de Localização do Jogo. Dissertação de licenciatura apresentada à Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Porto. 2009.

-Medeiros Filho, E.; Haddad, J. Futebol Profissional: “Campo Cheio” Não Ajuda a Ganhar Jogo. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Vol. 30. Num. 1. p. 124. 2008.

-Murteira, B. Análise Exploratória de Dados -Estatística Descritiva. Editora McGraw-Hill. 1993.

-Nevill, A.M.; Holder, R.L. Home Advantage in Sport: An Overview of Studies on the Advantage of Playing at Home. Sports Medicine. Auckland-NZL. Vol. 28. Num. 4. p. 221-236. 1999.

-Noll, F.S.A. A Vantagem de Jogar em Casa no Voleibol de Elevado Rendimento. TCC apresentada à Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. 2011.

-Schwartz, B.; Barsky, S.F. The Home Advantage. Social Forces. Vol. 55. p. 641-661. 1977.

-Silva, C.D. A Vantagem de Jogar em Casa: Uma Avaliação no Futebol Brasileiro na Temporada de 2003. Revista Digital. Buenos Aires. Ano 10. Num. 71. 2004.

-Silva, C.D.; Moreira, D.G. A Vantagem em Casa no Futebol: Comparação Entre o Campeonato Brasileiro e as Principais Ligas Nacionais do Mundo. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano. Vol. 10. Num. 2. p. 184-188. 2008.

Publicado
2016-01-25
Como Citar
Carlet, R. (2016). Fator local e sua influência no Futebol: Análise quantitativa do Campeonato Brasileiro Série A. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 7(26), 399-407. Obtido de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/359
Secção
Artigos Cientí­ficos - Original