Análise quantitativa dos golos realizados durante o Mundial de 2014 em relação à posição do jogador (defesa, médio e avançado)

  • José Henrique Fratoni Ferreira de Araújo Universidade Estácio de Sá
  • Antonio Coppi Navarro Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino em Fisiologia do Exercí­cio
Palavras-chave: Golo, Posição, Mundial, Análise

Resumo

Grande responsabilidade se atribui ao Avançado para a concretização do golo, mas será ele quem mais realiza este feito? O objetivo deste estudo é responder a esta questão com uma análise de qual a posição do atleta (Defensor, Médio ou Avançado) realiza o maior número de golos. Com base num inquérito do tipo descritivo, foram analisados ​​os 192 golos marcados durante 64 jogos entre as 32 seleções masculinas a nível profissional do Campeonato do Mundo de Futebol em 2014, realizado no Brasil. Verificámos que a maioria dos golos durante todo o campeonato foram realizados pelos avançados com uma percentagem de 57,81%, contra 30,72% de Médios e 11,45% de Defensores. De acordo com os resultados, os avançados tiveram um grande predomínio na realização dos golos no Mundial 2014, onde na 1ª fase foram superiores e nas eliminatórias quase se igualaram com as restantes posições.

Referências

-Anderson C.; Sally D. Os Números do Jogo: Por que Tudo o que Você Sabe Sobre Futebol Está Errado. 1ª Edição. São Paulo. Paralela. 2013.

-Cotta, R. F. Treino é jogo! Jogo é treino: A especificidade do treinamento no futebol atual. São Paulo. Phorte. 2014.

-Ferreira, B. Folha/Aurélio: Dicionário Aurélio Básico da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1995.

-Pivetti, M. F. Periodização Tática: O Futebol-arte Alicerçado em Critérios. São Paulo. Phorte. 2012.

Publicado
2015-07-27
Como Citar
Araújo, J. H. F. F. de, & Navarro, A. C. (2015). Análise quantitativa dos golos realizados durante o Mundial de 2014 em relação à posição do jogador (defesa, médio e avançado). RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 7(25), 338-341. Obtido de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/347
Secção
Artigos Cientí­ficos - Original