Campeonato do Mundo de Futebol FIFA no Brasil 2014 - Análise dos gastos necessários para a sua elaboração
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo apresentar os custos que o Brasil teve para realizar o XX Campeonato do Mundo de Futebol da FIFA. A taça é o segundo maior evento desportivo, atrás apenas dos Jogos Olímpicos. A metodologia usada contempla para os procedimentos pesquisas bibliográficas e documental, para os objetivos exploratória e descritiva, para abordagem qualitativa e quantitativa. Os resultados encontrados apresentam que a cidade anfitriã com maior previsão de gastos foi São Paulo e com menor Porto Alegre. No referente a execução constatou os maiores investimentos para São Paulo, sendo superior à previsão e o menor valor ficou para Curitiba. Averiguou que Belo Horizonte, Cuiabá, Curitiba, Manaus, Natal, Recife, Rio de Janeiro e Salvador conseguiram realizarem as suas obras com menos recursos que o previsto. No pagamento verificou o valor mais elevado para São Paulo, sendo superior ao executado, resultante, principalmente de juros e outros encargos sobre empréstimos adquiridos junto de terceiros. As restantes cidades não conseguiram suportar o valor total das obras, sendo Salvador a mais próxima de liquidar as despesas. A função Mobilidade Urbana apresentou a maior previsão de investimentos, mas no momento da execução os maiores gastos foram alocados aos Aeroportos, sendo esta a função que apresentou mais valores pagos. E por fim é possível constatar que o valor previsto pelo Brasil para a realização deste megaevento foi de R$ 23.078.438.171,07, no momento de realizar as obras houve um acréscimo de mais de 500 milhões e o país ainda tem de pagar mais de 7 biliões de reais.
Referências
-Brasil. Instituto Brasileiro de Turismo (EMBRATUR) (2012). Embratur realiza evento para debater exposição do Brasil com megaeventos. Disponível em: <http://www.copa2014.gov.br>. Acesso em: 11/07/2014.
-Dieese. Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos. Copa do Mundo 2014: algumas considerações sobre a realização do evento no Brasil. Disponível em: <http://www.dieese.org.br>. Acesso em: 13/07/2014.
-Estender, A. C.; Volpi, A.; Fittipaldi, M. A. O legado da Copa do Mundo de 2014. In: Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais, 14.2011. São Paulo. Anais.... São Paulo: Fundação Getúlio Vargas. Escola de Administração de Empresa de São Paulo. 2011.
-Fordelone, Y. Copa de 2014 trará investimento de R$ 142 bi ao Brasil. Estadão. Disponível em: <http://economia.estadao.com.br/noticias/not_24445.htm>. Acesso em: 15/07/2014.
-Gil, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5ªedição. Atlas. 1999.
-História das Copas. Arena. Disponível em: <http://arenacastelao.com/site/o-castelao/historia-das-copas>. Acesso em: 14/07/2014.
-Machado, I. J. R. Futebol, clãs e nação. Dados. Vol. 43. Núm. 1. 2000.
-Marconi, M. A.; Lakatos, E. M. Metodologia do Trabalho Científico: Procedimentos Básicos, Pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 6ªedição. Atlas. 2001.
-Martins, G. A.; Theóphilo, Carlos Renato. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. Atlas. 2007.
-Mota, F. S. R.; Santos, G. C.; Mendes, M. G. Efeitos da Fixação dos Subsídios dos Vereadores no Orçamento: Um Estudo de Caso. Câmara Municipal de Lagoa Formosa-MG. Monte Carmelo. Revista de Auditoria Governança e Contabilidade-RAGC. Vol. 1. Núm. 2. p. 01-22, 2013.
-Oliveira, S. L. Tratado de Metodologia Científica: projetos de pesquisas, TGI, TCC, Monografias, Dissertações e Teses. Pioneira. 1999.
-Oliveira, M.M. Como fazer pesquisa qualitativa. Recife. Bagaço. 2005.
-Porter, P.K. Mega-Sports Events as Municipal Investments: A Critique of Impact Analysis. In: Fizel, J.; Gustafson,E.; Hadley, L. (Eds.) Sports Economics: Current Research. Westport, CT: Praeger. 1999. p. 61-73.
-Portal da Transparência da Copa do Mundo. 2014. Disponível em: <http://www.portaltransparencia.gov.br/copa2014/home.seam>. Acesso em: 2/07/2014.
-Rodrigues, A. J. Metodologia Científica: complexo e essencial para a vida do universitário. São Paulo. Avercamp. 2006.
-Silva, A. C. R. Metodologia da Pesquisa Aplicada à Contabilidade: Orientações de Estudos, Projetos, Artigos, Relatórios, Monografias, Dissertações, Teses. Atlas,. 2003.
-Universidade Federal de Campina Grande. Quais foram às sedes de todas as Copas do Mundo? Vinte países já sediaram a Copa. Conheça um pouco mais sobre as sedes, histórias e curiosidades. Disponível em: <http://www.dsc.ufcg.edu.br/~pet/jornal/junho2010/materias/o_mundo.html>. Acesso em: 15/07/2014.
-Trujillo, A. F. Metodologia da ciência. 3ªedição. Rio de Janeiro. Kennedy. 1974.
-Yin, R.K. Estudo de caso: Planejamento e métodos. 3ªedição. Bookman. 2005.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).