A obtenção e melhoria dos valores humanos por adolescentes dos 14 aos 17 anos, através do desporto, na modalidade de basquetebol
Resumo
Objectivo: verificar se os aprendentes através da avaliação externa e da auto-avaliação notam alguma mudança no que diz respeito à obtenção e melhoria dos valores humanos referidos e qual a importância desses valores para o seu dia-a-dia. Materiais e métodos: Neste estudo participaram 10 adolescentes, alunos da mesma Instituição de ensino, participantes nos treinos de basquetebol, participando numa avaliação, onde tiveram um momento de autoavaliação, um momento de avaliação do educador e num terceiro momento após conversa entre educador e educandos chegar a uma avaliação final, num instrumento adaptado a partir de um outro utilizado pelo Instituto Passe de Mágica, em que o educador participou no processo de elaboração do mesmo. Resultado: 100% dos educandos tiveram avanços na obtenção e melhora dos valores humanos estudados, através dos jogos aplicadosnos treinos, rodas de conversa e reflexão, apesar de alguns terem avanços todos evoluíram. Discussão: As novas tendências em Pedagogia do Desporto vêm romper com os métodos tradicionais de trabalhar e tratar o desporto. Os métodos utilizados no trabalho vão ao encontro daqueles utilizados nas Novas Tendências, proporcionando um ambiente vasto de possibilidades e situações, capazes de desequilibrar e causar tensões, para que o educando consiga resolver e superar as situações problema encontradas no jogo, em específico neste estudo, com atividades direcionadas para a modalidade desportiva basquetebol. Conclusão: Os10 aprendentes avaliados notaram alterações nos seus comportamentos após a sua participação nos treinos e notaram a importância dos valores trabalhados e avaliados nos treinos da modalidade em que participam.
Referências
-Castelani Filho, L. Metodologia do ensino da educação física. São Paulo. Cortez. 2009.
-Greco, P. J.; Benda, R. N. Iniciação esportiva universal I, da aprendizagem motora ao treinamento técnico. Belo Horizonte. UFMG.1998.
-Paes, R. R. Educação Física Escolar: o esporte como conteúdo pedagógico do ensino fundamental. Canoas. Editora ULBRA. 2001.
-Reverdito, R. S.; Scaglia, A. J. Pedagogia do esporte: jogos coletivos de invasão. Phorte. 2009.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).