Análise de métodos utilizados nas camadas jovens do basquetebol: global funcional e analítico sintético
Resumo
O processo de treino dá-se através da utilização de métodos pedagógicos, de forma a desenvolver e melhorar aspetos na prática da modalidade desportiva. O presente trabalho procura verificar o método mais utilizado pelos professores/treinadores da formação do basquetebol, analisando como estes vêem a importância de alguns aspectos do treino. Foram considerados nesta pesquisa oito (8) técnicos de basquetebol que trabalham com iniciação desportiva em diversos locais do Brasil, que responderam a um questionário fechado com sete questões (7), sendo a primeira com duas opções e as restantes com uma escola de zero a dez, tendo zero pouca importância e dez para muita importância. A pesquisa demonstrou que os métodos são utilizados, não havendo uma unanimidade em utilização, na questão 2 os técnicos apontaram como importância 5 para a utilização do método não utilizado. As questões 3, 4 e 5 tiveram como importância 10, apontada como conhecimento do aluno nos exercícios e execução e nas questões 6 e 7 foram apontadas as importâncias de 5 a 10 para exercícios isolados e trabalhos com regras oficiais na base. Consideramos então,ao final desta pesquisa que os aspetos de treinos são parecidos ou até os mesmos, independentes do método utilizado.
Referências
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-Garganta.J. Para uma teoria dos jogos desportivos coletivos, In: Graça. A.; Oliveira, J (Eds). O Ensino dos jogos desportivos. Porto. CEJD/FCDEF. Universidade do Porto. 1995.
-Gama Filho, J.G. Metodologia do Treinamento Técnico no Futebol. In; Garcia, E. S.; Lemos, K. L.M. (org). Temas Atuais VI em Educação Física e esportes. Belo Horizonte. Heath. 2001. p. 86-106.
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