Futebol feminino na escola: a perspectiva de alunos do ensino fundamental

  • Felipe Kerne Universidade Gama Filho
Palavras-chave: Futebol, Feminino, Escola

Resumo

A Educação Física escolar no Brasil tem nos desportos coletivos o principal conteúdo de suas aulas, dentre os mais oferecidos estão o voleibol, futebol, basquetebol e handebol. Desta forma o futebol torna-se muitas vezes a ferramenta mais utilizada nas aulas de Educação Física, já que o Brasil é considerado o país do futebol. Mas sabemos que por muitos anos este desporto foi culturalmente considerado um esporte masculino, o que acabou afastando as mulheres dessa prática. O presente estudo teve como objetivo analisar o cenário atual do futebol feminino dentro do ambiente escolar de ensino fundamental, buscando apontar qual a perspectiva das alunas quanto à prática desse esporte na escola. Os dados foram coletados através de questionário fechado aplicado a 89 alunas de 6ª e 7ª série do ensino fundamental, matriculadas na rede pública do município de Imbé. Os resultados mostram que 89 % das meninas participantes da pesquisa já tiveram algum tipo de experiência com futebol nas aulas de educação física, e 72 % das participantes indicaram que meninas costumam jogar futebol em sua escola, sendo que o espaço destinado a pratica do esporte ainda é dominado pelos meninos,o futebol aparece em segundo lugar na preferência das meninas dentre os esportes mais praticados no ambiente escolar com 38 % ficando atrás do voleibol, com 42 % da preferência. Conclui-se que as meninas têm praticado o futebol na escola e demonstram interesse pelo mesmo, o que caracteriza uma mudança de cenário se comparado com estudos similares realizados na década anterior.

Referências

-Almeida, M. L. P. Como Elaborar Monografias. 4ª edição. Belém. CEJUP. 1996.

-Altmann, H. Rompendo Fronteiras de Gênero: Marias (e) homens na Educação Física. Dissertação de Mestrado. Belo Horizonte. Universidade Federal de Minas Gerais. 1998.

-Betti, I.C.R. Esporte na Escola: Mas é só isso Professor? Revista Motriz. Vol. 1. Num. 1. p. 25-31. 1999.

-Farias Junior, A.G. Futebol, Questões de Gênero e Co-educação: algumas considerações didáticas sob enfoque multicultural. Revista de Campo. Vol. 2. Num. 12. p. 17-39. 1995.

-Louzada de Jesus, M.; Devide, F. P. Educação Física escolar, Co-educação e Gênero: mapeando representações de discentes. Revista Movimento. Vol. 12. Num. 3. p. 132-140. 2006.

-Saraiva, M. do C. Por que investigar as questões de gênero no âmbito da Educação Física, Esporte e Lazer? Revista Motrivivência. Vol. 13.Num. 19. p. 79-85. 2002.

-Souza Júnior, O. M.; Darido, S.C. A Pratica do Futebol Feminino no Ensino Fundamental. Revista Motriz. Vol. 8. Num. 1. p. 1-9. 2002.

-Souza Júnior, O.M. A Implementação de uma Proposta de Futebol Feminino para a Educação Física Escolar. Monografia de Conclusão de Curso de Graduação. Rio Claro. Universidade Estadual Paulista. 1991.

-Thomas, J.R.; Nelson, J.K. Métodos de pesquisa em atividade física. 3ª edição. Porto Alegre. Artmed. 2002.

-Todaro, L. Considerações Acerca do Futebol Feminino no País. TCC de Graduação. Rio Claro. Universidade Estadual Paulista. 1997.

-Toscano, M. Estereótipos Sexuais na Educação: um manual para o educador. Petrópolis. Vozes. 2000.

Publicado
2014-08-26
Como Citar
Kerne, F. (2014). Futebol feminino na escola: a perspectiva de alunos do ensino fundamental. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 6(22). Obtido de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/249
Secção
Artigos: Edição Especial