Futebol feminino na escola: a perspetiva dos alunos do ensino básico

  • Felipe Kerne Universidade Gama Filho
Palavras-chave: Futebol, Feminino, Escola

Resumo

A Educação Física escolar no Brasil tem nos desportos coletivos o principal conteúdo das suas aulas, entre os mais oferecidos estão o voleibol, o futebol, o basquetebol e o andebol. Desta forma o futebol torna-se muitas vezes a ferramenta mais utilizada nas aulas de Educação Física, uma vez que o Brasil é considerado o país do futebol. Mas sabemos que durante muitos anos este desporto foi culturalmente considerado um desporto masculino, o que acabou por afastar as mulheres desta prática. O presente estudo teve como objetivo analisar o panorama atual do futebol feminino dentro do meio escolar do ensino básico, procurando apontar qual a perspetiva das alunas relativamente à prática deste desporto na escola. Os dados foram recolhidos através de um questionário fechado aplicado a 89 alunas do 6º e 7º ano do ensino básico, matriculadas na rede pública do município de Imbé. Os resultados mostram que 89 % das meninas participantes da pesquisa já tiveram algum tipo de experiência com futebol nas aulas de educação física, e 72 % das participantes indicaram que meninas costumam jogar futebol em sua escola, sendo que o espaço destinado a pratica do desporto ainda é dominado pelos rapazes,o futebol aparece em segundo lugar na preferência das raparigas entre os desportos mais praticados no meio escolar com 38 % a ficar atrás do voleibol, com 42 % da preferência. Conclui-se que as raparigas têm praticado futebol na escola e demonstram interesse pelo mesmo, o que caracteriza uma mudança de cenário se comparado com estudos semelhantes realizados na década anterior

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Publicado
2014-08-26
Como Citar
Kerne, F. (2014). Futebol feminino na escola: a perspetiva dos alunos do ensino básico. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 6(22). Obtido de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/249
Secção
Artigos: Edição Especial