Escolas de futebol: um inquérito sobre a formação dos treinadores e metodologia utilizada nas escolas de futebol de cidades do litoral norte do Rio Grande do Sul
Resumo
Uma das causas do constante crescimento do número de escolas de futebol na região do Litoral Norte do Rio Grande do Sul é a ocupação cada vez maior de espaços para a construção civil, devido ao crescimento das cidades, e com isso verifica-se uma diminuição de locais tradicionalmente utilizados. para a prática de futebol na região, como terrenos baldios, pátios das casas, ruas, etc. Este progresso das cidades trouxe também o crescimento da violência e das drogas nas ruas, fazendo com que os pais se sintam seguros com os filhos a praticar futebol num ambiente supervisionado. Outro fator preponderante para o crescimento das escolinhas é a força que os media exercem sobre as crianças, através de campanhas publicitárias junto dos jogadores, o que motiva as crianças a tentarem realizar o sonho de se tornarem jogadores de futebol. Este estudo visa pesquisar quais as metodologias que estão a ser utilizadas nas escolinhas de futebol, bem como a preocupação das escolinhas relativamente à formação dos treinadores. O inquérito foi realizado a sete treinadores de futebol de três cidades do litoral norte do Rio Grande do Sul que responderam a um questionário fechado contendo sete questões cada. Dos treinadores entrevistados, 85,71% possui formação académica, no entanto 57,14% dos mesmos não possuem especialização sobre formação, talvez devido a pouca experiência, já que a maior parte dos entrevistados, 57,14% exerce a profissão há, no máximo, três anos. O objetivo das escolinhas através da formação centra-se na inclusão social dos alunos, apresentando uma taxa de 57,14%, segundo os treinadores. Maior parte dos treinadores segue a metodologia integrada de treino (57,14%), no entanto quanto à decisão sobre a metodologia a utilizar, 42,86% referiram que é uma decisão do treinador, quanto aos outros 42,86% referiram que existe uma decisão conjunta entre coordenação da escolinha e treinador. Quanto à importância do domínio sobre a metodologia aplicada, 100% dos treinadores responderam que é imprescindível o conhecimento sobre a sua área de atuação
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