Juntos e separados: a rivalidade entre claques de um clube de futebol
Resumo
Introdução: considera-se como algo normal a rivalidade entre equipas de futebol. Entretanto, temos observado rivalidades entre claques de uma mesma equipa. Objectivo: analisar a dinâmica de rivalidade nas claques do Flamengo. Materiais e Métodos: revisão de literatura. Resultados: verificou-se que as rivalidades surgem de influências históricas e sociais distintas. E que escudos e músicas reforçam os seus processos de pertença. Conclusão: indicamos no final que a disputa pelo espaço físico nos estádios é uma das principais formas de mobilização desta rivalidadeReferências
-Braga, J. L. M. As Torcidas Uniformizadas (Organizadas) de Futebol no Rio de Janeiro nos anos 1940. Revista Esporte e Sociedade. Vol. 14. 2010.
-Da Matta, R. Universo do Futebol: Esporte e Sociedade Brasileira. Rio de Janeiro: Editora Pinakotheke. 1982.
-Hernandéz, S. V. Afición futbolística mexicana: presentación histórica y etnográfica del americanismo. Revista Esporte e Sociedade. Vol. 6. Núm. 17. 2011.
-Hollanda, B. B.B. Futebol, Arte e Política: A catarse e seus efeitos na representação do torcedor. Revista O&S. Vol. 16. Núm. 48. 2009.
-Matos, C.N. Acertei no milhar: malandragem e samba no tempo de Getúlio. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1982.
-Reis, H. H. B. Espetáculo Futebolístico e Violência: Uma Complexa Relação. In: Daolio, J. Futebol, Cultura e Sociedade. São Paulo, Autores Associados. 2005.
-Silva, S. R., Praça, G. M., Abrhão, B. O., Viana, J. A., Gomes, A. S. As torcidas organizadas de minas gerais: relações, organização e manifestações. Licere. Vol.13. Núm. 4. 2010.
-Teixeira, R. C. Torcidas Jovens Cariocas: símbolos e ritualização. Revista Esporte e Sociedade. Vol. 2. 2006.
-Toledo, L. H. Torcidas Organizadas de Futebol. Campinas: Autores Associados/Anpocs. 1996.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).