A influência da prática regular de futsal na formação dos jogadores profissionais de futebol do Clube Atlético Paranaense
Resumo
Surgiu o interesse de relacionar o Futsal com o Futebol com o intuito de identificar se existe alguma influência da prática do Futsal para desenvolver aspetos técnicos e cognitivos na formação do Atleta Profissional de Futebol do Clube Atlético Paranaense. Foi realizada uma pesquisa onde 30 Jogadores profissionais com idades compreendidas entre os 18 e os 40 anos, estes escolhidos aleatoriamente e que têm contrato com o Clube Atlético Paranaense, responderam a um questionário com sete questões. A análise foi feita através da Frequência Relativa, percentagem das respostas. Obtivemos os seguintes resultados: 77% dos inquiridos costumava jogar Futsal regularmente e 48% jogou durante mais de 5 anos. Os escalões de sub-11 e sub-13 tiveram uma maior participação e o escalão federado, para além da participação, apresentou uma maior influência na formação do atleta. Segundo os entrevistados, os fundamentos passe e drible/finta foram os mais desenvolvidos. Todos eles acreditam que jogar Futsal ajuda no desenvolvimento da parte técnica e da inteligência de jogo no Futebol, sendo que a prática a nível federado é o que mais influencia. Dos inquiridos, 57% acredita que no Futsal é necessário pensar mais do que no Futebol, e 43% acredita o contrário. O elevado número de praticantes é a consequência do grande numero de ginásios polidesportivos e quadras públicas para praticar o Futsal. A pratica do futsal por um período maior de 5 anos ajuda no desenvolvimento das habilidades. A nível federado, disputados maioritariamente por clubes, procuram desenvolver um treino para um determinado rendimento, e atletas com um certo potencial procuram praticar nesse mesmo nível. Os fundamentos no Futsal e no Futebol são semelhantes, e as duas modalidades exigem inteligência para jogar. O Futsal influencia de forma positiva a formação dos jogadores profissionais de Futebol do Clube Atlético Paranaense.Referências
-Mutti, D. Futsal da iniciação ao alto nível. 2º edição. rev. e amp. São Paulo. Phorte. 2003.
-Paulo, E.A. Futebol Treinamento Global em Forma de Jogos Reduzidos. Jundiaí. Fontoura. 2009.
-Sá, F.; Cardoso, J.A.F.M.; Da Silva, R.O.; Navarro, A.C. A Influência do Futsal nas posições de atletas de Futebol do Santos Futebol Clube. Revista Brasileira de Futebol e Futsal. Vol. 2. Num. 5. 2010. p. 105-113.
-Santana, W.C. Futsal Metodologia da participação.2ªedição. rev. e amp. Londrina. Lido. 2001.
-Santos, M. A. Dossiê do Futebol. TCC. Licenciatura em Desporto e Educação Física. Porto. Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. 2009.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).