Estilo de tomada de decisão dos treinadores das equipas de futsal e futebol das camadas jovens
Resumo
Este estudo descritivo-comparativo foi realizado com o objetivo de identificar e comparar o estilo de tomada de decisão dos treinadores de futsal e futebol dos escalões de sub-11, sub-13 e sub-15. Participaram no estudo 6 (seis) treinadores, sendo 3 (três) de Futsal um em cada categoria e 3 (três) de Futebol, igualmente distribuídos, de dois clubes da cidade de Chapecó (SC). O instrumento para a recolha dos dados foi o questionário de estilo de tomada de decisão do treinador (QTDT), desenvolvido e validado por Guia (2009). Os dados foram recolhidos pelo próprio investigador, nos meses de outubro e novembro de 2012. Os resultados obtidos apontam que, de uma forma global, os treinadores de futsal são mais competentes na tomada de decisão comparativamente aos de futebol. Além disso, os treinadores de futsal superam os da modalidade de futebol em todas as dimensões que o questionário avalia. No que diz respeito às dimensões da tomada de decisão, os treinadores de futsal são mais competentes no que diz respeito à metacognição sobre o contexto e ao conhecimento prévio sobre o contexto. Enquanto que os treinadores de futebol se mostraram maisqualificados nas dimensões modelos conceptuais de contexto e estratégias para gerir a incerteza do contexto. Conclui-se que, quando comparados os estilos de tomada de decisão dos treinadores de Futsal e Futebol, nos escalões de sub-11, sub-13 e sub-15 de Chapecó (SC), os treinadores da modalidade de futsal mostraram-se mais peritos na tomada de decisão.
Referências
-Abernethy, B.; Summers, J.; Ford, S. Issues in the measurement of attention. In Duda, J. (Org).Advances insport and exercise psychology measurement. Morgantown. FIT. 1998. p. 173-193.
-Brundelle, J. P. Introdução ao treino da decisão: conceitos e exemplos no voleibol. In Araújo, D. (Org), O contexto da decisão: A acção táctica no desporto. Lisboa. Edição Visão e Contextos. 2005. p. 379-387.
-Crandall, B.; Klein, G.; Hoffman, R. Working minds: A practioner’s guide to cognitive task analysis. Cambridge. MIT Press. 2006.
-Guia, N. M. V. Treino da tomada de decisão do treinador: Análise das influências dos constrangimentos metadecisionais. Dissertação Mestrado em Psicologia do Desporto. Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa. Lisboa. 2009.
-Klein, G. Developing expertise in decision making. Thinking and Reasoning. 1997. p. 337-352.
-Ross, K.; Lussier, J.; Klein, G. From the recognition primed decision model to training. In Betsch, T.; Haberstroh,S. (Org), The routines of decision making. Mahwah. Lawrence Erlbaum Associates. 2005. p. 327-341.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).