Efeito da periodização sob a forma de cargas seletivas sobre quatro capacidades físicas avaliadas na equipa principal de futsal da Associação Atlética Banco do Brasil
Resumo
O objetivo da investigação é demonstrar que com a utilização do modelo de cargas seletivas, conseguimos melhorar e manter a forma física adquirida ao longo de todo o ciclo anual de treino. Materiais e Métodos: participaram na investigação 17 jogadores da categoria principal da equipa de futsal da associação atlética banco do Brasil, com uma média de idades de 26 anos e um desvio padrão de 3,6, uma média de massa corporal de 76 Kg e um desvio padrão de 2,8 e uma média de altura de 175 cm e desvio padrão de 0.7 do género masculino, onde foram submetidos a uma periodização de treino baseada nas cargas seletivas. Para a recolha dos dados aplicou-se mensalmente testes específicos para cada capacidade física. Resultados: Os dados obtidos no inquérito mostram-nos que após o período de férias utilizando o modelo de cargas seletivas temos um aumento dos valores de todas as capacidades físicas avaliadas seguido de uma manutenção da condição atingida até ao final da época sem que haja uma quebra considerável no desempenho do atleta. Discussão: Segundo Gomes 2009, nas modalidades coletivas não é necessário investir na máxima aquisição das capacidades físicas mas sim investir apenas de forma submáxima. Com os resultados obtidos, percebe-se que houve uma melhoria das capacidades físicas seguida de uma manutenção da forma física adquirida. Conclusão: conclui-se que com a utilização do modelo de cargas seletivas é possível melhorar de forma submáxima todas as capacidades físicas avaliadas.
Referências
-Dantas, E. H. M. A prática da Preparação Física. 5ª edição. Rio de Janeiro. Shape. 2003.
-De La Rosa, A.F. Treinamento Desportivo: Carga, Estrutura e Planejamento. São Paulo. Phorte. 2001.
-Gomes, A.C.; Souza, J. Futebol: Treinamento Desportivo de Alto Rendimento. Porto Alegre. Artmed. 2008.
-Gomes, A.C. Treinamento Desportivo: Estruturação e Periodização. 2ª edição. Porto Alegre. Artmed. 2009.
-Granell, J. C.; Cervera, V. R. Teoria e Planejamento do Treinamento Desportivo. Porto Alegre. 2003.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).